Durante os 80 anos, inovação e criatividade são palavras-chave do negócio

A Tonbras -Tonalidade Brasileira, fabricante dos produtos Radex, está completando 80 anos de existência em 2021 e mostra que, apesar de tanto tempo no mercado, 300 funcionários e mais de mil produtos oferecidos, é possível sim se destacar e trazer novidades para o segmento em que atua. A indústria, fundada em maio de 1941 pelos imigrantes europeus Benjamin Citron e José Weisz, em São Paulo, tem uma trajetória marcante passando pela fabricação de aparelhos eletrônicos, como rádios, vitrolas e televisores, até a produção de itens nas linhas office e de informática, a partir da década de 80.
“Nossos planos em curto prazo são lançar ainda mais itens, todos inovadores e que agradarão em cheio aos consumidores”
André Natan Nussbacher
Segundo André Natan Nussbacher, diretor comercial, que faz parte da quarta geração da empresa, o diferencial da Radex é a constante busca por novidades no portfólio de produtos. “Nossos planos em curto prazo são lançar ainda mais itens, todos inovadores e que agradarão em cheio aos consumidores. Pensamos nisso, pois o que mais nos motiva a atuar nesse mercado é a busca pela satisfação total de milhares de clientes diretos e indiretos (que adquirem nossos produtos junto aos distribuidores) com um sortimento de alto giro”, conta.

O primeiro produto Radex foi lançado nos anos 80, sendo o primeiro corretivo líquido no Brasil, o Radex Aqua Fluid, sucesso imediato. A partir desse momento, outros produtos como papéis corretivos e para fax, cola em bastão, fitas adesivas, marcadores permanentes e cartuchos inkjet/laser foram incorporados ao catálogo de venda. Esse cenário fez com que a Radex se sobressaísse nacionalmente por meio dos seus representantes e internacionalmente, exportando para países como Paraguai, Bolívia, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Chile, México, Romênia, Hungria e Jordânia, a partir dos anos 90.
Diante do rápido crescimento, a marca investiu de forma intensa em tecnologia montando duas fábricas e laboratórios com equipamentos de alta geração, no Bairro do Limão, na Zona Norte de São Paulo. Conquistou o Selo Internacional de Qualidade 9001, bem como Certificados de Produtos Seguros pelo Inmetro e Anvisa. Ao entrar nos anos 2000, a Radex apostou no e-commerce, em máquinas de envelopes-bolha e lança tintas, vernizes e limpadores tecnológicos em spray. Já em 2010 construiu uma nova estação fabril, com destaque para a fabricação de adesivos, colas industriais e escolares e tintas especiais.

Momento atual
A pandemia, como não poderia ser diferente, tem sido o fato mais desafiador da história da marca. “Estamos superando este momento com investimentos em soluções inovadoras e maior exposição nas redes sociais junto aos nossos distribuidores. Como sempre pensamos em algo inédito, uma surpresa para a comemoração dos 80 anos da marca também está sendo produzida, mas por enquanto é um segredo”, salienta o diretor comercial.
André afirma ainda que a Radex não tem um carro chefe e não sofre com sazonalidade, pois tem uma linha muito diversificada e bem aceita. “Quando me perguntam sobre quais os produtos que se destacam, digo vários, como os marcadores diversos, acessórios para quadro branco, colas em geral, tintas em spray, linha colorir primeiros passos, corretivos, etiquetas para ink jet/laser e organizadores de design arrojado utilizados no dia a dia”, acrescenta.
Dicas e inspirações
Sempre pensando à frente do que o mercado precisa, as áreas com mais investimento hoje na Radex são os programas gerenciais de software e máquinas produtivas. “Com isso objetivamos uma produção maior e, sendo assim, atendemos pontualmente à demanda do mercado. Além disso, capacitamos melhor nossos colaboradores em cursos de gestão também”, enfatiza o diretor comercial.
“Três empresários que tenho como referência são o saudoso Antônio Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim, que tive o prazer de conhecer e de quem pude receber alguns conselhos; o jornalista e amigo Milton Neves, que fez um império a partir do nada, e meu pai, Benjamin Nussbacher, terceira geração da empresa. Engenheiro, um industrial nato, carismático e com muita visão tanto na área de produtos quanto financeira, o que colaborou para os ótimos resultados que a Radex vem apresentando nesse tempo todo. E uma dica que dou a outros empresários do mesmo setor é: cuidem muito da qualidade do produto, não poupando esforços para oferecer o melhor”, conclui Nussbacher.