Representação comercial é a profissão da família há 40 anos
Alexandre Simões Barros é representante comercial há mais de trinta anos e segue até hoje em uma profissão inspirada nos seus pais. “Meu pai, Sr. Eleel Barros, e minha mãe, Sra. Jael Barros, iniciaram a atividade de representação comercial com apenas uma representada. Os representantes na época eram chamados de viajantes. Desde menino, sempre me encantei com as amostras, com os produtos e com os catálogos de papelaria”, relembra saudoso. Hoje, Tuca, como é conhecido, atua na representação fundada pelos seus pais em 1980, a Eleel Representações. Atualmente a representação atende Foroni, Adelbras, VMP, Gráfica Cristina e Santa Fé.
“Ser representante para mim é motivo de muito orgulho e satisfação. É uma profissão apaixonante, onde a todo momento temos que ser vendedores, psicólogos, conselheiros, e o melhor de tudo, vamos conquistando amigos por onde passamos” Alexandre Simões Barros, o Tuca
O início de Tuca ocorreu no escritório de Bauru, em São Paulo. “Na época não existia celular nem computador. Quando chegou o fax, foi uma grande mudança. Ficamos encantados. Logo depois fomos implantando a informática em nosso escritório e o ampliando com vendedores prepostos”, conta. Enquanto estava se inserindo no mundo de representações, Alexandre, que tinha acabado sua graduação em Administração e tinha pós-graduação em Comércio no Exterior, queria expandir a profissão para outros países. “Eu sabia que era uma profissão de grandes oportunidades”, comenta.
Um tempo depois, em 2003, quando seu pai morreu, Tuca passou a focar a representação no interior de São Paulo. Na cidade, as representações não são baseadas apenas para lojas especializadas em papelaria, afinal, segundo o representante, o mercado apresenta uma alta mudança de mix de produtos constantemente. “Hoje, as lojas tornaram-se mais generalistas, com uma diversificação muito grande de produtos como brinquedos, utilidades, informática, presentes, entre outros. O maior foco em nosso escritório hoje é dar suporte aos clientes e às representadas, com informações rápidas e objetivas e tornar o processo de venda cada vez mais simples e prático”, explica.
Para contemplar seus desejos, Tuca diz que a empresa se apoia nas redes sociais. “Estamos investindo cada vez mais em sistemas de informação automatizados e equipe de atendimento interno e externo. A pandemia que estamos vivendo realmente é um problema muito sério, global. Acredito que várias profissões, inclusive a representação comercial, vai sofrer muito impacto, mas que teremos muitas oportunidades com isso”, diz. Porém, apesar da participação do mundo digital no seu dia a dia, Alexandre afirma que nada substitui a visita presencial.