A multinacional investe em novas tecnologias, embalagens ecológicas, produtos com refis, energia solar e campanhas internas para promover a sustentabilidade
Em busca de sustentabilidade para se alinhar com as novas demandas, não só do público, como do planeta também, a Staedtler, fornecedor mundial de produtos de escrita, coloração e desenho, pretende reduzir as degradações na natureza. A multinacional já demonstrava responsabilidade corporativa por meio de processos ecologicamente corretos, na sede matriz, na Alemanha,
Em 2015, a Staedtler implantou o sistema integrado de gestão ambiental e de qualidade, por meio das normas ISO 9001: 2015 e 14001: 2015. Também emitiu certificações de cadeia de produtos, a FSC e PEFC, que garantem e promovem o manejo florestal sustentável. Todos os produtos fabricados e distribuídos pela marca – que são feitos de madeira – estão de acordo com as certificações.
Por enquanto, no Brasil, a subsidiária está em fase de maturação e alinhamento com a cultura organizacional da matriz. As ações de sustentabilidade envolvem o cuidado com o descarte, separação de resíduos e a utilização consciente dos recursos.
“Nós, como empresa, colocamos uma forte ênfase na proteção ambiental integrada, onde cada colaborador desempenha um papel no cumprimento de responsabilidade com o meio ambiente. Campanhas internas de conscientização e rodas de discussão sobre o tema são alguns dos caminhos que adotamos para engajar a equipe”, relata Juliana Rett, gerente de marketing da Staedtler Brasil.
Eficiente para a ecologia
A Staedtler aplica o lema “eficiente para a ecologia”, tanto nos produtos, quanto no processo de produção. Essa prática resulta em uma maior longevidade dos materiais, menos consumo de matérias-primas, menor emissão de CO2 e redução de resíduos. O princípio está integrado com outras inovações, como WOPEX e ABS, revestimentos resistentes à quebra, e o DRY SAFE, tecnologia que permite deixar a caneta por dias sem secar a tinta. Além disso, a multinacional oferece produtos com refis de marca-textos, canetas permanentes e marcadores de quadro branco, que estão em análise de viabilidade para chegarem ao mercado brasileiro.
Trajetória sustentável
Segundo Rett, o foco para a sustentabilidade é a madeira, por isso, desde 2017, a multinacional mantém a própria plantação de árvores no Equador. Hoje, com uma área de cerca de 1.800 hectares, os espaços atendem os países da América do Sul e do Norte.
“Ter nossa própria plantação significa que podemos dar um passo além e assumir o controle de todo o processo de produção, desde a seleção das espécies de árvores de acordo com critérios ambientais e econômicos, até métodos de cultivo que atendem a rigorosas normas ecológicas, à consideração da flora e fauna locais, até o processamento da própria madeira”, afirma.
Em 2020, na sede de Nuremberg, Alemanha, foi instalado um sistema de energia fotovoltaico, o que reduziu a emissão de CO2 em aproximadamente em 40 toneladas, em relação ao ano anterior. Além disso, a Staedtler, ao redor do mundo, avança no processo de embalagens ecológicas com papelão e materiais reciclados.