Criadoras do Encontro NewOffice foram entrevistadas no Papo de Papelaria e detalharam serviço digital e a importância das lojas encontrarem alternativas fora do volta às aulas
A palavra que melhor pode definir as empreendedoras Marcela Viecelli e Tiele Machado é reinvenção. Formadas na área de comunicação, elas decidiram, em 2015, entrar em um novo mercado e idealizaram o Encontro New Office, um evento com foco em material escolar, office e de escritório. Foi quando no ano passado, no momento de maior crescimento do negócio, a pandemia interrompeu os planos. Mas ao em vez de estagnarem, as duas encontraram soluções criativas e passaram a oferecer um novo serviço ao setor de papelaria, que tem feito sucesso.
Marcela e Tiele foram as entrevistadas do Papo de Papelaria desta quinta-feira (18). Na conversa, transmitida pelo Youtube, as duas contaram a história da empresa, detalharam o funcionamento da consultoria digital e falaram sobre planeamento para o futuro, já que a feira presencial permanece programada para começar no dia 20 de junho, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, e terminar em 2 de outubro, no Rio de Janeiro. “Estamos com 15 etapas confirmadas até então, passando por 13 estados e com 53 expositores, no total. Temos uma super expectativa que a vacinação dê uma acelerada nas próximas semanas para que possamos manter o evento”, disse Marcela.
O início do Encontro
Segundo Marcela, a New Office começou depois que o marido, que é representante comercial do ramo papeleiro, resolveu promover um showroom. Produtora de eventos, Marcela foi “dar pitacos” na convenção. “Ele me cutucou e disse ‘por que você não faz algo melhor?’. Estava aí a ideia. Chamei a Tiele, com quem eu trabalhava em outra empresa, e no ano seguinte promovemos a primeira feira em Balneário Camboriú, com seis expositores. Fomos com a cara e a coragem, e também persistência. Foi de forma muito genuína que as coisas foram acontecendo, ano após ano”, descreveu. Primeiro, o encontro expandiu na Região Sul, depois para o Nordeste, e em 2021 pretende chegar ao Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.
Para o crescimento do Instagram da marca, que hoje conta com quase 5 mil seguidores, as duas também adotaram uma estratégia interessante. “A gente criou o Instagram da New Office pouco antes das etapas de 2019. E foi um trabalho bem manual. Precisávamos atingir os donos de papelaria, não adiantava chegar no consumidor final. Então colocamos um caderninho e uma caneta na entrada do evento, e pedimos para cada um anotar o Instagram da sua papelaria. A gente as seguia, e elas nos seguiam de volta”, explicou Tiele. “Esse é um bom insight para as papelarias físicas. Toda vez que um cliente entrar na sua loja, pegue o Instagram dele de algum jeito. Você o segue, ele vai te seguir de volta. O cliente que passa na sua porta não vai passar lá todo dia, mas pode diariamente olhar o seu Instagram”, completou.
Para Marcela, um detalhe também importante foi ter estabelecido uma meta. “Eram seis etapas do evento, e a gente queria a cada cidade conquistar uma média de 100 papelarias novas nos seguindo. Queríamos finalizar esse período com 600 seguidores e conseguimos”, afirmou. Outro impulsionador para a feira foi a categoria de representantes comerciais, destacou Tiele. “Eles são os grandes movimentadores do nosso evento. Se não fossem os representantes, a gente não tinha chegado aonde chego. Por isso, a gente promove campanhas e premiações para os representantes que mais levam papelarias visitantes”.
Consultoria em posicionamento digital
E por conta da pandemia, no início de maio foi realizada a primeira New Office totalmente online. “Logo que foi decretado o lockdown, começamos uma série de lives, porque vimos as papelarias físicas fechadas, sem saber o que fazer, enquanto as lojas online estavam vendendo um monte. Então, trouxemos essas papelarias virtuais e que faziam delivery para darem dicas, e assim todo mundo se ajudar”, disse Tiele. Nesse grande encontro foi que surgiu a ideia da consultoria de posicionamento digital, intitulada New Office Up. “O nome traz essa ideia da ascensão, de elevar a papelaria, mas também da união do setor”, comentou Marcela.
O serviço funciona com o envio inicial de um formulário pela papelaria, onde ela conta sua história, retrata seus objetivos e seu diferencial. A New Office, entrega, em seguida, um relatório completo, no prazo de até 45 dias, com uma análise de postagens, ideias de conteúdo e outras orientações para a loja. Depois, acontece uma reunião online e o cliente tem 30 dias de consultoria pelo Whatsapp para uma instrução ainda mais personalizada. Além disso, a papelaria é incluída em um grupo do Telegram e pode, mensalmente, participar da Semana Papolaria.
Ajuda mútua
“Acho que a grande sacada desse nosso serviço foi fazer a união da papelaria acontecer. O grupo do Telegram é muito ativo e todos se ajudam com fornecedores, ideias de campanha, entre outros. E a Semana Papolaria conta com profissionais de vários mercados, que trazem experiências e conteúdo relevante. Já teve personal organizer focada em ponto de venda, um especialista sobre aromatização da loja, e outros falando sobre iluminação e vitrine. Porque tudo tem que estar alinhado. Não adianta você ter um posicionamento digital redondinho e a sua loja física destoar”, enfatizou Marcela.
A dupla falou, ainda, sobre a importância da papelaria encontrar seu diferencial, focando em um nicho específico de venda, e da necessidade do lojista se reinventar para além do período de volta às aulas. “Essa foi a maior dificuldade que percebemos no último ano. Hoje, há diversas atividades, produtos que dá para vender, que vão além do volta às aulas. Fizemos, inclusive, uma live em janeiro com sugestão de planejamento mensal para as papelarias. Dicas com o que vender mês a mês para movimentar a loja. Agora em março, várias papelarias estão bombando comercializando ovos de páscoa com itens papeleiros”, apontou Tiele.
Por fim, as organizadoras do New Office adiantaram que na semana que vem vão divulgar um lançamento especial, no Instagram da empresa, que tem a Revista da Papelaria como parceira. “Queremos trazer oportunidades e vantagens que vão ajudar o mercado a se movimentar. Isso está dentro dos nossos propósitos”, concluiu Marcela.
O Papo de Papelaria é mais uma iniciativa da Revista da Papelaria para aproximar as pessoas que fazem a diferença no desenvolvimento do mercado. As lives de março acontecem em todas as terças e quintas do mês, a partir das 19h, no canal do YouTube da revista. A cada dia, a editora Rosangela Feitosa receberá um convidado diferente, incluindo empresários do varejo, executivos de grandes marcas e consumidores engajados.
Confira a programação completa do Papo de Papelaria para março e se inscreva para receber notificações e o link das transmissões em https://info.revistadapapelaria.com.br/papo-de-papelaria.