Com 78 unidades em 19 estados, a Magnólia se tornou referência de sucesso no setor e desenvolveu até linha própria de produtos
Fundada em fevereiro de 2018, em Brasília, a Magnólia Papelaria é um verdadeiro case de sucesso do setor. Com um conceito de papelaria refinada, aliada a organização e planejamento, a marca, em pouco tempo, se tornou a maior rede de franquias de papelaria do país. Ao todo, já são 78 unidades em 19 estados, e o objetivo é chegar a 100 unidades até o fim deste ano. Fundador e diretor comercial da Mag, Igor Brum participou do Papo de Papelaria da última quinta-feira (23). Na conversa com a editora da Revista da Papelaria, Rosangela Feitosa, ele contou sobre a estratégia de expansão da empresa, a curadoria para os itens vendidos nas lojas e as especificidades do negócio.
O nome da marca foi decidido após um estudo de mercado, em que Igor, junto aos outros quatro fundadores da Mag, pensaram na persona ideal para o empreendimento: uma mulher jovem adulta, atemporal, que apreciasse o clássico, mas também as novas tendências. “A gente foi fazendo o estudo sobre essa persona e chegamos na flor magnólia, que ao mesmo tempo que é clássica, é exclusiva, você não encontra em qualquer lugar. Ela é atemporal, linda e feminina. Então fizemos essa relação e deu super certo”, contou ele, na entrevista ao vivo, transmitida pelo Youtube.
A rede foi estabelecida com o padrão de charmosos quiosques, a maioria instalada em shoppings. “A gente entendeu que esse seria o modelo mais fácil e, ao mesmo tempo, até mais acessível para o cliente, já que nosso ticket médio é até relativamente baixo dentro de um shopping. Todo o quiosque é feito sob medida, de acordo com as especificações do local. Em geral, eles contam com um corredor no meio, onde o cliente consegue entrar e testar os produtos”, explicou Igor.
Para uma padronização, a empresa tem um treinamento específico de vitrine para os franqueados. A ideia é orientar a melhor forma de posicionar e organizar os produtos, quais itens destacar, como influenciar e venda casada, entre outros. E o carro-chefe é o planner não datado, um item de alto valor agregado. “Mas além da parte de papelaria, que é muito forte, a gente também tem um segmento de gifts, como quadros e canecas. São produtos que agregam a venda no quiosque e conseguem atingir um público ainda mais amplo”, disse o diretor comercial, que é formado em Engenharia Agrônoma.
Ao todo, a Magnólia trabalha com cerca de 15 a 20 fabricantes, além de ter uma linha própria, vendida também pelo site. “Uma das áreas que a gente mais gasta energia aqui dentro é a curadoria dos produtos. É preciso avaliar muitos quesitos para encontrar o fornecedor adequado, como um mix que me complementa, que faz sentido para o meu público, que tenha o preço acessível, uma boa negociação e condição de pagamento, e também seja grande o suficiente para entregar para toda a rede. Alguns dos nossos parceiros são Cícero, Evertop, Sertic e Faber-Castell”.
Já a linha própria foi desenvolvida a partir da observação do que o mercado ainda não oferecia ou o que poderia ser aprimorado. Com coleções inspiradas em filmes famosos, como “Meninas Malvadas” e “O Diabo Veste Prada”, o objetivo da Magnólia Papelaria é gerar ainda mais identificação no consumidor. “Essa história que a gente tem por trás dos produtos ajuda muito a vender, a formar a nossa Maglovers, que são os fãs da nossa marca. E são itens exclusivos da rede, justamente para fortalecer o franqueado”, detalhou Igor Brum.
Com enfoque no público A e B, o investimento inicial para abertura de uma franquia da marca é de cerca de R$ 120 mil. “Com esse valor, a pessoa monta toda a loja, com estoque e taxa de franquia. O faturamento médio das operações é de R$ 40 mil e um lucro em torno de 12%. O mercado ainda não está 100% aquecido como já foi em 2019, mas está caminhando muito bem dentro do nosso segmento. A gente teve uma melhora gradativa no movimento dos shoppings e a expectativa é de uma curva ascendente para o final do ano. A operação é barata, temos todos os treinamentos prontos e um suporte em todo o processo com nosso time de consultoria”, afirmou Brum. A Magnólia Papelaria faturou R$ 13,7 milhões em 2019, quase o triplo do visto em 2018.
Na pandemia, a marca ainda integrou duas novidades: o e-commerce, que oferece também uma comissão diferenciada para franqueados, e o delivery dos produtos. O atendimento é feito pelo WhatsApp Business, enquanto o catálogo padronizado pode ser acessado pelo aplicativo Goomer. E a intenção, para os próximos meses, é aumentar ainda mais a operação e chegar em localidades em que ainda não há franquias da Mag, como Natal, Porto Velho, Rondônia, Acre e Roraima.
“A gente tem investido um pouco mais em anúncio e materiais de divulgação para essas regiões onde não temos nenhum quiosque da Magnólia. Para quem tem interesse em abrir uma franquia nossa, eu acho que o momento é agora. Porque a gente inaugura uma loja entre 45 e 60 dias, então quem entrar vai aproveitar os melhores meses de dezembro, com o Natal, e janeiro, o Volta às Aulas”, enfatizou o diretor comercial.