• Assine
  • Anuncie
  • Acervo Digital
  • _________________
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Colunistas
  • Edições
  • _________________
  • Fale conosco
  • Sobre nós
Buscar
Logo
Logo
  • ASSINE
  • ANUNCIE
  • ACERVO DIGITAL
  • Sobre nós
  • Newsletter
  • Fale conosco
Logo
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Marcas
    • Fornecedores
    • Produtos
    • Representantes
  • Colunistas
    • Feira Escolar
    • Kalinka Carvalho
    • Luiz Renato Souza
    • Maricelma Bueno
    • Paulo Freire
    • Ricardo Carrijo
    • Romulo Pais
    • Sidnei Bergamaschi
  • Edições
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Política de privacidade
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Logo
  • Notícias
    • Campanhas
    • Eventos
    • Lançamentos
    • Papo de Papelaria
  • Varejo
    • E-commerce
    • Gestão
    • Papelarias
  • Consumo
    • Consumidores
    • Tendências
  • Marcas
    • Fornecedores
    • Produtos
    • Representantes
  • Colunistas
    • Feira Escolar
    • Kalinka Carvalho
    • Luiz Renato Souza
    • Maricelma Bueno
    • Paulo Freire
    • Ricardo Carrijo
    • Romulo Pais
    • Sidnei Bergamaschi
  • Edições
Login

Movimento promove vendas 365 dias do ano

Por Luana Dandara
23/06/2021 12:48
NotíciasPapo de Papelaria
Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    Papelaria 365, criado pelo empresário Raffael Nunes, busca ajudar e estimular papelarias a montarem suas operações de venda online para ter bons resultados durante o ano todo

    Formado em Tecnologia da informação, Raffael Nunes começou a trabalhar com papelarias há 11 anos, ao desenvolver um software de gestão específico para o segmento, o GComWeb. Mas em meio à pandemia, o empresário resolveu dar um passo além. Ao perceber a dificuldade de vendas dentro do setor, ele se especializou em Marketing Digital e criou o movimento Papelaria 365, para ajudar e impulsionar os papeleiros a usar estrategicamente do meio digital e vender bem o ano todo. Nunes, que também é palestrante e treinador comportamental, foi entrevistado no Papo de Papelaria desta terça-feira (22). 

    No bate-papo, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Revista da Papelaria, detalhou a ideia. “Durante todos esses anos, acompanhei de perto a realidade das papelarias. E quando começou esse cenário da pandemia, pensei em como poderia agregar ao setor. Comecei a estudar marketing digital voltado para empresas e enxerguei essa lacuna do mercado papeleiro sempre ficar atrás no sentido da inovação. Então, em agosto de 2020, criei esse movimento para ensinar, do zero, a desenvolver um trabalho através do digital e fazer com que o lojista não dependa somente do volta às aulas”, explicou ele. 

    Desenvolver um trabalho através do digital e fazer com que o lojista não dependa somente do volta às aulas

    Segundo Nunes, essa dependência do período de volta às aulas era a “maior dor compartilhada pelas papelarias que atendia”. “Por isso, esse é o pilar do movimento. Tirar essa mentalidade de que o papeleiro depende só dessa época para vender bem e passa o resto do ano sobrevivendo. A gente faz isso com mentorias, onde acompanho a papelaria durante oito encontros para montar a operação de vendas online; um curso que trabalha as dez áreas do digital; e com conteúdos gratuitos, no site, em um grupo do Whatsapp e temos lives todas as quartas, às 20h”, afirmou. Mais informações podem ser acessadas em http://www.papelaria365.com.br/ e no perfil do Instagram @papelaria365. 

    O sistema desenvolvido pelo empresário, contudo, também continua com força total. “O GComWeb não tem só a parte de gestão de um negócio, mas as rotinas e funcionalidades específicas do setor. São duas versões, a essencial e a premium, e o lojista paga a implantação, para realizarmos a migração dos dados e treinamento das equipes, e a mensalidade do software para ter a licença”, comentou ele. Uma das funcionalidades é um relatório do que é preciso comprar para suprir a papelaria nos próximos 30 dias, por meio de uma comparação do que há no estoque, o que foi vendido e as últimas compras. 

    O sucesso deixa rastros. Percebemos um padrão de comportamento entre as papelarias que estão tendo bons resultados, que é o gerenciamento do estoque

    “O sucesso deixa rastros. Percebemos um padrão de comportamento entre as papelarias que estão tendo bons resultados, que é o gerenciamento do estoque. Fizemos uma varredura dos nossos clientes e tivemos uma surpresa que 80% da base não controla estoque, e se não controla, não compra certo. Não dá para trabalhar com achismo em um mix de 5, 10, 15 mil produtos. Não tem como saber de cabeça. Um negócio de sucesso não é só venda, é necessário olhar para a gestão”, ponderou Raffael. 

    O criador do movimento Papelaria 365 falou, também, sobre a estratégia do omni channel, ou seja, a interligação entre vários canais de venda. “Muitos papeleiros ainda tem o pensamento que o cliente vai até ele. Que ele tem uma loja em um bom ponto físico da cidade e isso vai render o que ele precisa. Mas não se pode centralizar o negócio somente em um canal. O consumidor hoje está em vários lugares, então a frente de captação de clientes também deve ser multicanal. Por isso a importância do online e das redes sociais. O digital expande o negócio e promove vendas durante todo o ano. Quantas empresas quebraram em 2020 porque só trabalhavam com a loja física?”, questionou ele.

    Não é deixar de ter a loja física para ir para o online, mas virar a chave e entender o jogo e os benefícios do digital

    De acordo com uma pesquisa realizada por Nunes, o mercado online de papelaria cresceu apenas 1,6% no ano passado, enquanto o de moda, por exemplo, teve um aumento de 150%. “Foram abertas mais de 170 mil novas lojas online no ano passado, e mais de 40 milhões de pessoas fizeram compras online pela primeira vez, de 2020 para cá. Estamos falando de um mercado aquecidíssimo. Mas em termos quantitativos, foram poucas lojas online de papelaria abertas. O Brasil tem mais de 70 mil papelarias e não foram abertas 50 mil novas papelarias online. Isso mostra que temos um caminho árduo pela frente para que o papeleiro mude sua mentalidade. Não é deixar de ter a loja física para ir para o online, mas virar a chave e entender o jogo e os benefícios do digital”, destacou.

    O empresário abordou, por fim, as três dificuldades mais vistas por ele quando o papeleiro decide entrar para o mercado digital. “Os três grandes padrões foram o medo, a frequência e a paciência. O receio do novo ao sair da zona de conforto, construir novas habilidades e entender de coisas que nunca tinha visto na vida. Isso normalmente trava as pessoas. O segundo ponto é que muitos que desbravam o medo, não conseguem se manter fazendo. Porque pensam que o negócio online trabalha por si só. Mas é como montar uma nova operação de vendas, é preciso ter frequência e um funcionário especificamente dedicado para isso. E o último ponto é a paciência para construir. Quando a gente fala do online, principalmente das redes sociais, a gente não está falando de pessoas 100% prontas para comprar. É um processo de consciência”, disse Raffael Nunes.

    O Papo de Papelaria é mais uma iniciativa da Revista da Papelaria para aproximar as pessoas que fazem a diferença no desenvolvimento do mercado. Clique aqui e inscreva-se no canal da Revista da Papelaria no YouTube e ative as notificações para ficar sabendo da programação do Papo de Papelaria.

    Gostou desse conteúdo? Compartilhe e sinta-se à vontade para publicar no seu blog ou site! Dê o crédito assim: Fonte - Revista da Papelaria

    • Tags:
    • e-commerce
    • gcomweb
    • marketing digital
    • papelaria
    • papelaria on-line
    • papelaria365
    • papo de papelaria
    • papodepapelaria
    • vendas on-line
    Compartilhe
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp

      Assine nossa newsletter

      Para ficar sabendo das nossas novidades com antecedência, por favor, inscreva-se na nossa newsletter. E não esqueça de seguir-nos em nossas redes sociais!

      Destaques

      Tendências

      Inovação vem de família

      Redação -
      Papelarias

      Papelaria Cartucho é exemplo de superação

      Redação -
      Produtos

      Mais cor e criação

      Mariane Oliveira -
      Atualidade

      Técnicas artísticas, seguidores e oportunidades

      Luana Dandara -
      Papelarias

      Vila de Papel contagia os clientes

      Bruna Moraes -

      Artigos relacionados

      Uma bagagem surpreendente

      O encantador universo dos geeks

      Dia das Mães: setor de papelaria tem destaque na data

      Setor de papelaria representa 2,1% no e-commerce

      Logo
      • Edições
      • Assine
      • Anuncie
      • Sobre nós
      • Fale conosco
      • Política de privacidade
      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Twitter
      Youtube

      Desenvolvido por Aspin Tecnologia