Gerente nacional da Maxcril foi entrevistado no Papo de Papelaria e falou sobre as mudanças de sucesso promovidas pela empresa e novos lançamentos
Há 42 anos no mercado de papelaria, a Waleu, do grupo Maxcril, vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos tempos. Em meio à pandemia, a empresa decidiu se reinventar e promoveu diversos lançamentos, principalmente para a linha de produtos de escritório. O sucesso foi certeiro: hoje, a marca tem recorde de vendas e promete ainda mais novidades para os próximos meses. O gerente nacional da Maxcril, Cadu Torres foi entrevistado no Papo de Papelaria desta terça-feira (26) e falou sobre as mudanças promovidas, lançamentos e perspectivas para o setor.
Formado em Propaganda e Marketing, com pós em gestão de Marketing e MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, Cadu tem 17 anos de atuação na área de papelaria, pela qual ele assume ser apaixonado. Contudo, ele começou seu trabalho na Maxcril há apenas pouco mais de dois anos. “Pouco tempo depois da minha entrada na empresa, a pandemia teve início e, claro, que veio o desespero. Eu vim para trazer resultados, e o cenário era de vendas despencando. No primeiro momento, foi realmente um baque. Afetou bastante nossos resultados no mês de abril (de 2020), mas, logo em seguida, a diretoria assumiu uma posição de que precisávamos nos reerguer”, contou ele, na entrevista transmitida ao vivo, pelo canal do Youtube da Revista da Papelaria.
Desde então, a empresa passou a buscar novos negócios e tendências do mercado. “Teve muita mudança e amadurecimento. Buscamos novos canais, começamos a criar e desenvolver novos produtos e viemos com uma avalanche de lançamentos. Temos uma linha escolar muito forte, mas também uma linha de escritório e organização completa, e começamos a divulgar isso para as pessoas. Esses produtos aumentaram de demanda por conta do home office, e deixam qualquer ambiente mais bonito. A produção está o mais rápido possível”, afirmou Cadu. “São produtos pelos quais eu me encanto. É muito bom poder vender aquilo que se ama”, completou o profissional.
Segundo ele, atualmente os segmentos escolar e escritório da Waleu chegaram a se equiparar em relação às vendas. “As duas categorias estão bem fortes. A parte escolar tem um grande volume, mas o cenário de organização de escritório cresceu muito. Ampliamos essa linha, deixando ela mais colorida e descontraída”, pontuou ele. E uma importante observação é que a Maxcril é a maior produtora de réguas, esquadros e transferidores do Brasil. A capacidade de produção da empresa é de 100 mil réguas por dia. “Atendemos governos e prefeituras, e são grandes volumes de pedidos. Agora, estamos aumentando ainda mais nossa capacidade de produção com uma obra no parque fabril que vai melhorar nossa agilidade de entrega”, adiantou Cadu.
A Maxcril está investindo, também, em maquinário e robótica, buscando melhorar a qualidade dos seus produtos. Com 160 funcionários, fora a equipe de representação não houve demissões no período da pandemia por parte da fabricante, que ainda está promovendo novas contratações. “Nesse momento tão critico, estamos contratando pessoas. A demanda está muito boa e queremos ampliar todo o nosso parque fabril. Estamos otimistas em relação aos próximos meses e tenho certeza que em 2022 vamos ter um excelente volta às aulas, vai estar todo mundo empolgado de comprar material escolar”, atestou o gerente nacional.
Sucesso do organizador diagonal
Entre as novidades de destaque da marca está um organizador diagonal que tomou conta das redes sociais. “É um produto que não tem no mercado brasileiro, pegamos um pouco de ideias de uma empresa americana e desenvolvemos com a nossa carinha. Está sendo um sucesso. E além de itens de papelaria, ele pode ser usado para guardar pincéis de maquiagem, talheres, gravatas, entre outras utilidades”, destacou Cadu, que mostrou outro lançamento da Waleu, apresentado nessa segunda-feira para o time de vendas: um kit de prancheta com planner e estojo. “É um produto com um bom custo-benefício e que promete também conquistar os nossos clientes. Ele vem com 12 folhas planners e fica bem bonito na mesa. Está disponível nos tons pastel e em cristal”.
Cadu comentou, ainda, que o grupo está desenvolvendo uma linha prime, e vai incluir, nos próximos meses, a opção de cor goiaba no portfólio da Waleu. “Teremos muitas coisas novas. A Maxcril está buscando mais qualidade, mais design e mais produtos diferenciados. A gente não quer que o papeleiro desanime, o que pudermos fazer, estamos dispostos a ajudar. Estamos, por exemplo, prorrogando boletos para nossos clientes, para que consigam enfrentar esse momento delicado, que vai passar. A vacinação está aí. Nossos papeleiros que estão apanhando tanto, vão conseguir se reerguer”, reforçou o profissional.
Outro assunto abordado pelo gerente nacional foi que, diferente de algumas empresas do setor papeleiro, a Maxcril optou por não abrir canal de vendas direto para o consumidor final. “Nossa preocupação foi com nossos representantes e clientes, que nos fizeram chegar até aqui. Eles foram abraçados pela Waleu para que nada dificultasse ainda mais a vida deles”, disse.
O que faz o consumidor sair de casa?
Por fim, Cadu Torres falou sobre a abertura de papelarias online no período da pandemia e a necessidade de diferenciação por parte das lojas físicas. “O que me faz sair do conforto da minha casa para ir para uma papelaria? Isso é o que os donos das lojas físicas têm que pensar. E não precisa ter muito investimento. Tem gente que com pouco dinheiro faz o ambiente ser agradável, começando pelo atendimento. Entrar em uma papelaria e ver um monte de cores, opções de caderno, de organizadores, isso é diferenciado. São detalhes que precisam ser avaliados para que não venham perder para o online”, considerou ele.
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