CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Volta às Aulas

O que há de novo?

Compartilhe

Cadernos em tamanho colegial e com estampas tie-dye marcam coleções 2021. Tons pastel seguem em alta e dividem espaço com cores mais fortes e detalhes metálicos.

As coleções de cadernos para a volta às aulas 2021 terão a influência de diversas tendências: se por um lado os tons pastel seguem em alta, as cores fortes também podem ser observadas, assim como os detalhes metálicos. Em relação às estampas, podemos notar que a mistura de cores do tie dye está em alta, assim como temas relacionados à astrologia e capas com fundos neutros sob bolinhas, corações e outros pequenos desenhos coloridos.

Marca que segue forte com a linha de produtos licenciados é a Jandaia, com destaque para as coleções Harry Potter, uma das principais marcas para o público geek, e Mickey Arts, que em 2021 incentiva a criatividade com o uso de padrões ousados, cores brilhantes e a mistura de texturas.

Jandaia

Em relação às folhas, a Jandaia investe em papel off-white, que tem uma coloração creme e promove maior conforto visual por produzir menos reflexo da luz. Outra novidade é a ampliação das linhas de cadernos com a redução no número de folhas e formato colegial (179x 241 cm), que proporcionam formato mais compacto e, de acordo com a marca, têm valor mais acessível.

A coleção 2021 da DAC também conta com cadernos em tamanho colegial, com capas em tons pastel da linha Enjoy e estampas de animais da linha Trendy, mas a grande novidade é o caderno universitário Color Bubble, que terá cores em tons neon e um envelope plástico com zip na capa.

“As capas são em PVC Cristal, o que já o diferencia dos outros, mas, além disso, a capa é um malote com zip lock, que é ideal para guardar o cartão escolar, o cartão de transporte e até mesmo o celular. Todos os acabamentos acompanham as cores da capa e a contracapa é cartonada para dar uma ótima estrutura ao produto”, conta Claudinéia Prado, do marketing da DAC.

Outra novidade da marca é o caderno da linha Sonhos, que tem tamanho A5 (208 x 145 mm) e conta com 80 folhas de gramatura 80 g/m². O material da capa é em plástico translúcido, com textura granulada e detalhes em dourado, espiral wire-o dourado e fechamento em elástico.

DAC

Na Tilibra, quatro linhas com tendências distintas de design são destaque: Be Nice, com paleta de cores vibrantes e frases; Hug Me, que traz estampas de bichinhos em situações inusitadas; Sunset, que mostra uma combinação entre imagens de praias e imagens urbanas com elementos geométricos; e Vanilla, que apresenta cores e texturas sofisticadas.

“Para a temporada de 2021, apresentamos uma coleção com muito brilho, produtos em tons pastel, metalizados, neon e detalhes que vão encantar ainda mais os consumidores. A proposta das marcas é trazer alegria e cor para o dia a dia. Para isso, apostamos em ícones
divertidos e muito graciosos. Também temos produtos com design neutro e acabamentos mais elegantes para a rotina executiva”, conta Sonia Hayashi, supervisora de produtos da Tilibra.

Além das novas linhas, a marca também trará renovações nas coleções que já estão no mercado. “A Académie terá cadernos tamanho A4 e colegial com folhas de gramatura mais espessas, de 90g/m². Já a Happy, além das folhas mais grossas, também terá miolo colorido
para o Caderno Colegial 10 matérias Colors e Tiliflex Colegial Colors”, completa Sonia.

Tilibra

No Caderno Inteligente, as capas com estampas em tie dye, animal paint e formas geométricas estão em alta. A marca também lançou recentemente uma opção de refil com folhas com linhas brancas, que deixam as anotações mais claras porque não há interferência visual entre a cor das canetas e das linhas.

“Estamos sempre em sintonia com as tendências de design contemporâneo. Dessa forma, as nossas criações sempre buscam valorizar o estilo estético em alta no momento, trabalhando com as possibilidades infinitas de combinações entre acessórios, modelos de refil e estampas”, afirma Cristiane Ribeiro, diretora de marketing do Caderno Inteligente.

Caderno Inteligente

Para 2021, a Terra do Sol optou por distinguir as coleções de caderno de capa dura entre masculino e feminino, com adesivos, miolos e bolsas personalizados. Já a Pauta Branca vai acrescentar cadernos com miolo quadriculado à linha Office para a próxima temporada.

Terra do Sol
Pauta Branca

A São Domingos também aposta em cadernos em tamanho colegial para 2021, que farão parte de algumas coleções como Detalhes, Clean e Sweet Care. “Esse formato é ideal para o dia a dia, prático, fácil de usar e carregar em mochila, bolsa ou até junto com o porta- notebook”, ressalta Carolina Andrade, gerente de marketing da São Domingos. Em relação às estampas, as tendências são animal print, neon, tons pastel, degradê, tie-dye e neon. Além disso, a marca destaca a importância da inclusão social, utilizando nos cadernos o alfabeto em libras.

São Domingos

Na Cadersil, os cadernos em tamanho colegial estarão presentes em 14 linhas entre os 26 lançamentos e contarão com grande diversidade de temas e cores, com o objetivo de atingir públicos variados. “Quando falamos de cores, os tons pastéis estão cada vez mais fortes e nós ampliamos o uso deles na nova coleção. Em relação às estampas, as possibilidades tendem a ser infinitas, desde o uso de traços minimalistas e retos a traços de personagens extremamente expressivas, passando por diversos estilos de capas que trabalham com a valorização tipográfica ou traços que esbanjam a riqueza de detalhes do universo pop”, explica Laércio Barros, coordenador de comunicação e marketing da Cadersil, que também traz as cadernetas 1/8 como uma das novidades para 2021.

“Acompanhando as tendências do mercado e da moda, a coleção está com bastante variedade de estampas e cores, além de oferecer diversas opções tie dye e metalizadas”, conta Andresa Palma, supervisora de marketing da Foroni, que também conta com estampas licenciadas com temas de música, youtubers, futebol, séries e kids.

Cadersil

Exposição dos produtos

Para a Evertop, que vai continuar focada nos tons pastel, mas também deve utilizar cores fortes em 2021, a exposição dos produtos nas lojas deve estar de acordo com a nova realidade de muitas pessoas que estão trabalhando e estudando em casa.

“Nesse momento acreditamos que a exposição dos produtos precisa simular uma nova realidade. O cliente tem que se enxergar usando os produtos dentro da sua casa. Então, seria legal criar ambientes parecidos com escritórios dentro do quarto”, avalia Daniel Paciornik,
proprietário da Evertop.

Evertop

Reunir diversos modelos de produtos com a mesma estampa também pode ser uma forma de chamar a atenção do consumidor. “É interessante ter um nicho ou uma mesa com um mix de itens da mesma estampa, cor ou tema para fazer uma bela composição”, explica Milu Spivack, responsável pelo marketing da Fina Ideia, que em 2021 contará com duas novas estampas: cachorrinho e frases.

Fina Ideia

Também vale a pena separar um espaço onde os clientes possam experimentar o produto, folheando as páginas, sentindo as texturas das capas e até mudando as folhas de lugar, nos casos dos cadernos argolados ou de discos. “Sempre orientamos que o Caderno Inteligente fica ainda melhor quando é demonstrado, pois o cliente pode realmente entender porque se trata de um produto tão especial”, finaliza Cristiane Ribeiro.

Amor por cadernos

Por ser um dos principais produtos do período de volta às aulas, a expectativa por conhecer as novas linhas de cadernos é grande entre todos que trabalham ou gostam de papelaria, mas para a vendedora Idayanny Lima, de Eusébio (CE), esse é um momento ainda mais especial. Apaixonada por cadernos desde a infância, há seis anos ela começou uma coleção que hoje já passa dos 150 itens.

“Atualmente eu não sei exatamente quantos eu tenho, mas quando eu fiz um vídeo para o meu perfil no Instagram (@organizadores_da_iday) a conta deu 137. Depois eu achei alguns que estavam guardados e comprei outros, então eu acredito que esteja na faixa dos 150 cadernos. Eu não consigo usar todos, mas eu uso muito para planner financeiro, bullet journal e anotações gerais”, conta.

Apesar de preferir utilizar folhas com gramatura alta e em tons de creme, outro fator é o decisivo para que um caderno entre na lista de desejos de Idayanny: as ilustrações da capa. “Eu sou completamente apaixonada por capas, então se tiver uma coleção com uma menininha de bicicleta, outra pulando de paraquedas e outra passeando com o cachorro, eu vou querer um de cada”, afirma.

Em relação a modelos e marcas, a vendedora de 30 anos não tem preferência: “eu gosto de cadernos no geral, independentemente do modelo, mas eu acabo usando mais cadernos com espiral e o Caderno Inteligente, embora na minha coleção eu também tenha muitos cadernos brochura. Sobre marcas, não tenho uma preferida, uso Tilibra, Jandaia, Cícero, Magnólia Papelaria, entre outras”.