CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Papelarias

Papelaria fofa é uma boa aposta

Compartilhe

E esse nicho foi a escolha da empresária para concretizar um sonho de criança: ter uma loja fofa de papelaria

A história da Jéssica Valente com o setor papeleiro é longa, mas sua paixão por papelaria e loja fofa consegue ser ainda maior. Desde sua infância, passava a maior parte do intervalo escolar na papelaria que havia em seu bairro. Essa relação se acentuou quando a mãe dela abriu uma papelaria no interior do Amazonas e manteve o empreendimento por quase 30 anos.
“Trabalhei na papelaria da minha mãe dos 14 aos 24 anos e sonhava em ter um dia uma loja pequena, fofa e acolhedora”, conta. Foi em 2015 que, enfim, ela inaugurou a Petit Papelaria Fina. Como seu nome revela, a empresa dedica-se à venda dos produtos com design diferenciado com cores, estampas e texturas que fogem do padrão, dando um toque divertido para os objetos tradicionais do dia a dia. Segundo a empresária, os produtos de papelaria fina e presentes criativos são estratégia para driblar a sazonalidade do setor, aproveitando as datas comemorativas para diversificar as vendas.

Por questões pessoais, dois anos após a inauguração, Jéssica precisou mudar para São Paulo com sua família. “O processo de mudar o empreendimento de lugar foi um desafio. Mas assim fizemos. Trouxe apenas o meu CNPJ, a marca e o conhecimento adquirido sobretudo com os erros. Esse recomeço em São Paulo não foi fácil, mas, após um período de estudos e pesquisas sobre o comércio eletrônico, que era algo novo para mim, reinauguramos como loja virtual em São Paulo, em junho de 2018”, explica Jéssica.

Inicialmente, a loja virtual vendia apenas canetas divertidas e fofas. Pouco mais de um ano após a inauguração, a Petit Papelaria Fina conta com um mix de, aproximadamente, 500 produtos. Outra conquista foi a recente inauguração do showroom em São Paulo, onde funciona também como ponto de entrega do e-commerce para vendas no varejo. O diferencial no momento é a venda no atacado para pequenas empresas devido à grande procura por parte de lojistas de todo o Brasil.

“Pesquiso continuamente marcas que, além da qualidade e exclusividade, inspirem coisas boas”

Jéssica Valente

A felicidade de empreender no que ama

A proprietária da Petit Papelaria Fina não tem descanso, está sempre em busca de novos conhecimentos e novas marcas do ramo da papelaria. “Pesquiso continuamente marcas que, além da qualidade e exclusividade, inspirem coisas boas. Tenho interesse em conhecer a história dessas empresas, como começaram e quais são os seus valores. Não sou apenas uma comerciante que compra e vende produtos, amo empreender, mas não abro mão dos meus princípios”, declara Jéssica, com determinação.

Nas circunstâncias do recomeço da marca em São Paulo, Jéssica, que é formada em administração, tomou as rédeas da situação e assumiu todas as áreas da empresa. No setor de compras, ela fica responsável por visitar todas as feiras do segmento e fazer as pesquisas. No marketing, investiu em uma consultoria de marketing digital, deixando-a mais segura em relação às redes sociais. No atendimento, Jéssica conta que, apesar de sua timidez, ama a relação com o público e faz questão de atender seus clientes sempre que possível, seja na loja, nas redes sociais ou nas feiras em que a Petit Papelaria Fina é expositora.

Jéssica é mãe, empreendedora, sonhadora, mulher empoderada e apaixonada por papelaria. Conhece seus clientes, a maioria mulheres entre 20 e 45 anos, e sabe em qual público investir. “Acho que o meu maior acerto foi nunca desistir da Petit, apesar de todas as dificuldades. Minha maior motivação tem sido a boa aceitação que estamos recebendo por parte dos clientes. Já tive empresas de outros segmentos. Hoje, trabalho com papelaria por opção e não me imagino atuando em outra área”, desabafa.

PERFIL da Petit Papelaria Fina

Fundação: janeiro de 2015
Funcionários: 2, podendo chegar a 5
Serviços oferecidos: vendas no varejo
e atacado
Perfil do cliente: mulheres de 20 a 45 anos que amam papelaria e fofurices
Tíquete médio: R$ 200
Número médio de itens oferecidos: 500
Produtos mais vendidos: planners, canetas fofas e blocos organizadores
Melhores fornecedores: Molin do Brasil, por causa de suas condições, facilidades e pela rapidez na entrega
Produto que gostaria de trabalhar: importação de canetas fofas
O que precisa ser discutido no mercado: a valorização do lojista no mercado brasileiro diante da supervalorização dos influenciadores digitais
Site: www.petitpapelariafina.com.br
Redes sociais: @petitpapelariafina no Instagram com 40,8k seguidores