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Para otimizar as vendas

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Plataformas B2B são alternativas para representantes comerciais

Inovar e ressignificar foram termos bastante falados durante o período de isolamento social, mas a iniciativa de Ariel Rosa, empresário na área de representação comercial, se concretizou ainda no ano passado. A ideia de desenvolver um e-commerce B2B a fim de otimizar as vendas e os pedidos dos clientes surgiu ainda em 2018 e se concretizou no último ano. “Havia uma necessidade de aproximação maior com o cliente. Toda vez que eu enviava as tabelas, elas iam em formato de planilhas de Excel. Com isso, o cliente só olha códigos, números e descrição, não vê as  imagens dos produtos”, explica como surgiu a ideia da criação do sistema de Emissão de Pedidos e Orçamentos online. 

Para Ariel Rosa, a falta de contato direto fez com que muitos clientes passassem a se interessar mais pelo sistema, o que resultou em um crescimento de acessos na página de pelo menos 100% e de compras em 10%. O representante também investiu na produção de vídeos explicativos no YouTube para facilitar o acesso à plataforma. “Nós não esperávamos um retorno tão rápido em termos de acesso por parte dos clientes, até porque muitos não estão nas plataformas digitais, então para eles é difícil”, lembra o representante, que fundou a Noriel Representações há 31 anos.

Novos tempos

O profissional é contundente sobre qual deve ser a postura do representante comercial junto aos seus clientes. “Você tem que levar facilidade e tecnologia para o seu cliente. Ele não tem tempo para estar todos os dias de frente para um representante. Com tecnologia dá para ele tranquilamente fazer pedidos nos momentos mais convenientes para ele, inclusive na praia, no final de semana. Quem não se atualizar, vai acabar dando espaço para as fábricas fazerem isso”, alerta.

Atualmente, a plataforma, www.noriel.suasvendas.com, possui duas principais seções dedicadas a atender tanto ao varejo e distribuidores, quanto aos vendedores cadastrados. Para os clientes, é possível ver todos os pedidos realizados, histórico de itens comprados, tabela de valores e curva ABC de produtos. Quando a compra é finalizada, um e-mail é enviado, o qual mostra que os pedidos realizados estão separados por fábrica. Já no sistema da empresa, um aviso é emitido sobre uma compra ou orçamento, que posteriormente gera um contato com o cliente para o fechamento da negociação. 

Além disso, o empresário reforça que a todo o momento o cliente consegue tirar dúvidas sobre sua compra tanto pelo Whatsapp quanto pelas redes sociais da empresa. Outro diferencial é que todo comprador já possui a negociação dele com o escritório cadastrada. Ou seja, por meio do seu e-mail e senha, já será notificado o quanto irá pagar sem precisar perguntar sobre descontos ou impostos. Sobre a margem de atendimento, Ariel divide que apesar de ter recebido o contato de lojistas de outros estados, só atende no estado do Rio Grande do Sul. Nesses casos, ele repassa para outros representantes localizados nessas áreas: “Se quisesse, poderia atuar em outras regiões, o sistema me disponibiliza várias tabelas de preços de uma determinada representada para outros estados – já que as políticas de impostos são diferentes -, mas ainda não é o momento”. 

Solução especializada

Há muitas empresas que oferecem soluções para um e-commerce próprio para representantes comerciais. É o caso da Mercos, que atua no mercado desde 2017 e oferece aos seus clientes um e-commerce B2B que atua como uma plataforma de venda online voltada para representantes comerciais, indústria e distribuidores. Para Laís Mezzari, coordenadora de marketing da empresa, a proposta é um facilitador: “Um cenário bastante comum que víamos era de o lojista não conseguir atender o representante no momento de sua visita, ou o representante ter que fazer grandes viagens para realizar pedidos de reposição e deixar de atender pequenas lojas devido ao alto custo de locomoção”, explica. 

O portal fica à disposição 24 horas por dia; sete dias por semana e promete facilidade de acesso. Nele o cliente consegue acompanhar a tabela de preços de acordo com a política comercial dos fornecedores e também todo o mix de produtos. Os pedidos, por sua vez, passam pela aprovação do representante, que antes de fechar a venda pode fazer uma ligação ao comprador a fim de tirar possíveis dúvidas ou sugerir outros itens para incrementar o pedido. De acordo com a coordenadora de marketing, alguns clientes chegam a realizar 40% das vendas por meio da plataforma.