CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Destaque

Podcast: Como usar a comunicação interna em tempos de crise?

Compartilhe

O segundo episódio do podcast da Revista da Papelaria levanta questões sobre a necessidade e importância de uma comunicação interna, ou seja, um dialogo com a equipe. 

Confira o conteúdo na íntegra aqui: 

A convidada do podcast da semana é Alessandra Porto, doutoranda e mestre em comunicação, professora do Ibmec Rio de Janeiro e profissional de comunicação e marketing. Enquanto a equipe da Revista fazia suas perguntas, a especialista explicou diversas vezes que a informação, a transparência e o diálogo com a equipe são tão importantes quanto um planejamento direcionado ao público externo da marca. Afinal, o colaborador de um estabelecimento é uma das peças principais para uma boa: dinâmica interna e externa, imagem da marca perante o público e relacionamento com os consumidores. 

Durante a crise, o colaborador está muito preocupado com a instabilidade do emprego e suas demandas financeiras. Assim, a comunicação interna age além de um elo de ligação. Ela passa a ser uma ferramenta importante para sanar dúvidas, manter conexões, tranquilizar o ambiente interno e manter a produção estabilizada.  Além disso, e compartilhar informações, planejamentos internos e ações, ajuda a manter o colaborador engajado e orgulhoso do lugar o qual trabalha. 

A profissional então, fala sobre Endomarketing, ou seja, marketing interno, que é uma área da comunicação focada em engajar e motivar os trabalhadores nas rotinas diárias. Com essa perspectiva, ela encara esse tipo de comunicação, especialmente em momentos de crise, como um exemplo de respeito com esse publico. 

Segundo ela, os canais escolhidos (WhatsApp, e-mail, intranet…) e a linguagem dependem de cada loja, marca ou organização. Cada empresa se comunica e entende as mensagens de uma forma diferente, e, portanto, o verbo adequar deve ser um aliado aos empresários nesse momento. É preciso saber todos os seus públicos de interesse, os stakeholders, e saber como cada um encara a comunicação para poder transportar uma mensagem de forma eficiente.