CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Estratégia

Podcast: qual é a importância de um planejamento financeiro?

Compartilhe

O primeiro episódio do podcast da Revista da Papelaria discute o que é planejamento financeiro, como faze-lo e qual a sua importância

Confira o conteúdo na integra aqui: 

O convidado do podcast da Revista da Papelaria da semana é Samuel Barros, coordenador do curso de Administração do centro universitário Ibmec Rio de Janeiro, especialista em finanças, mestre e doutor em administração com foco em finanças e conselheiro empresarial. O especialista explicou sobre a necessidade das empresas em planejarem-se financeiramente de forma estratégica para sofrer menos durante períodos de crise e oscilações do mercado. 

A recomendação é que o planejamento seja feito anualmente e possibilite que o empresário faça mudanças mensais de acordo com as necessidades. Históricos da empresa, experiências e dados podem facilitar a execução do documento e são ferramentas que ajudam na construção de uma reserva monetária. Esta, torna a empresa capaz de fechar completamente e continuar estável no mercado. Para fazer este plano, é preciso pensar além das contas a pagar e contas a receber. É sobre ter um balanceamento das negociações com os fornecedores: o que realmente precisa ser investido ou o que está demandando tempo sem necessidade.

Mas afinal, o que preciso entender para fazer meu planejamento

·      Conhecer o meu próprio negocio (para além de saber vender): como eu funciono, o que eu preciso pagar… 

·      Conhecer a minha demanda (para fazer pequenas previsões de vendas): quanto é sua expectativa de venda? Quais são as expectativas de custo e despesa? (Tem que ser em função do que você é capaz de faturar). 

·      Estudar a precificação do produto

Ou seja: comece pela receita, depois analise e calcule os custos e consequentemente as despesas como impostos, aluguel, entre outros. 

Neste momento é possível encontrar diversos cursos sobre planejamento financeiro gratuitamente na internet. Clique aqui para acessar o de gestão financeira da Sebrae.

Tags: