CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Atualidade

Podcast: a nova ferramenta para aprimorar técnicas e conhecimentos

Compartilhe

A Startup, Bling, especializada em gestão empresarial de micro e pequenas empresas, sugere cinco podcasts para empreendedores ouvirem durante a crise do COVID-19

Durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19) e dos decretos de fechamento dos comércios não essenciais, as marcas, consumidores e lojistas, estão apostando em diversas atividades nesse momento de quarentena.  A presença nas plataformas digitais com lives, vídeos e conteúdos interativos, como também as apostas em e-commercedeliverys, como vimos por meio dos depoimentos enviados para a Revista da Papelaria, são consensos de todos nesta quarentena. Mas a nova ferramenta de destaque são os Podcasts com dicas, conselhos, trocas de experiências e opiniões entre todos esses públicos relacionados ao varejo. 

Para além dessas ações nas redes sociais, os empreendedores estão com a oportunidade de explorar suas inovações e treinamentos, como é o caso da São Domingos que nos contou no Instagram. Nesse momento, aqueles que gostam de estudar e aprender novas coisas, estão participando de diversos cursos online grátis, disponibilizados por universidades, como a Universidade Martins do Varejo,cursinhos, como a Cursoseduk, plataformas de educação e marcas.

Caso a intenção não seja fazer um curso, mas queira escutar o que outras marcas, empreendedores, papeleiros e varejistas estão agindo, pensando e se passaram por uma situação parecida anteriormente, uma dica que a Revista da Papelaria recebeu são os Podcasts. 

Várias marcas, profissionais, diretores e CEOs estão se apresentando nas redes sociais para discutir ações, sugestões, planejamentos e compartilhar informações sobre a situação de crise atual. Como todos os estabelecimentos e fornecedores estão passando pela mesma conjuntura, a necessidade de empatia e compartilhamento de experiências, está viralizando no Instagram, Facebook, YouTube, nas plataformas de streaming de música, como o Spotify e Deezer, no aplicativo Podcasts da Apple e nos sites das produtoras de conteúdo.  

O formato, que ganhou o gosto do brasileiro em 2019, são textos e entrevistas em áudio, que alguns aproveitam e gravam vídeo para disponibilizar no IGTV do Instagram, ou fazer upload no YouTube, cresceu 67%, de acordo da plataforma Deezer. Muitos consideram esse tipo de conteúdo como o “Novo Rádio”, por serem semelhantes a programas de rádio, mas com um estilo mais moderno.  

A Bling, startup que oferece ferramenta completa para a gestão empresarial (ERP) de micro e pequenas empresas, elenca abaixo cinco podcasts que podem ajudar empreendedores a terem inspiração e novas ideias neste período.

Like a Boss:Apresentado por Rodrigo Dantas, CEO da Vindi e Paulo Silveira, CEO da Alura, o Like a Boss está na 5ª temporada e narra a história de empreendedores e startups inovadoras. Além de apresentar a trajetória de sucesso e fracassos destes empresários, também fala sobre a rotina e a agenda pessoal de cada um.

ResumoCast: Um podcast de resumo de livros sobre empreendedorismo, o ResumoCast traz gestores comentando seus livros favoritos. Apresenta insights sobre a obra e também conta como estes empreendedores colocaram os ensinamentos dos livros em prática. 

The CMO Playbook: Este podcast mostra um panorama sobre o que as pessoas mais inovadoras de marketing estão fazendo em seus mercados. Semanalmente, os apresentadores entrevistam os maiores CMOs, CEOs e headsde marketing do país. 

Do Zero ao Topo: Feito pela equipe do portal Infomoney, o podcast do Zero ao Topo mostra como empreendedores brasileiros saíram do nada para formar as maiores empresas do Brasil. Apresenta um formato dinâmico e depoimentos bastante honestos sobre o dia a dia dos empresários.

Lidercast Café Brasil: É o mais longo de todos, com média de duas horas de duração. Comandado por Luciano Pires, o Podcast entrevista líderes de vários segmentos e intelectuais, que dão uma verdadeira aula de empreendedorismo.

Tags: