CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Eventos

Presentes, decoração, UD e papelaria

Compartilhe

A realização da primeira edição da ABCasa Fair 2020, em fevereiro, reuniu todos esses segmentos.

Com 500 expositores, a ABCasa Fair recebeu seus visitantes entre os dias 11 e 15 de fevereiro no Expo Center Norte, na capital paulista. A feira, que é direcionada exclusivamente para lojistas e profissionais dos segmentos de utilidades domésticas, festas, flores, têxtil e papelaria, reuniu milhares de lançamentos e muitas novidades.

O otimismo presente no setor muito se explica pelos números favoráveis do varejo, cujas vendas movimentaram R$ 62,9 milhões em 2018 – o que configura um crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior – de acordo com a pesquisa setorial realizada pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) e pelo Instituto IEMI (Inteligência de Mercado).

A ABCasa Fair 2020 também contou com palestras e talks apresentados por nomes de destaque. Entre eles, a editora-chefe da Revista da Papelaria, Rosangela Feitosa, que apresentou o tema: “Paperworld 2020 – Inspirações e Tendências”. Além disso, nomes como Micaela Góes, apresentadora e consultora de organização, Georgia Bianka, apresentadora, Newton Lima, designer de interiores, e Matheus Ilt, influenciador, também marcaram o evento.

A editora da Revista da Papelaria, Rosangela Feitosa, participou do Talks da ABCasa Fair como tema Paperworld 2020: Inspirações e Tendências.

Para os fornecedores a resposta foi unânime: os resultados nas vendas foram positivos para o setor. Mario Antonio Parravicini, sócio-diretor da Mood Br, conta: “Participamos da ABCasa Fair desde a primeira edição e nunca deixamos de nos surpreender com o crescimento dela. Nessa última edição, por exemplo, tivemos um crescimento de vendas de 15% em relação à feira passada e isso vem se repetindo feira após feira”.

A editora Culturama também superou suas expectativas e metas “A ABCasa de fevereiro foi muito boa para os negócios da editora, vendemos o dobro da feira do ano passado”, destaca Rafaela dos Reis, do marketing da empresa.
A próxima edição da ABCasa Fair acontecerá entre os dias 14 e 18 de agosto, também no Expo Center Norte. O credenciamento será aberto em breve por meio do site www.abcasafair.com.br.

Tendências para 2020

Tons pastel, estampas de animais fofinhos, flores e ambientes instagramáveis foram os destaques nos produtos apresentados na primeira edição da ABCasa Fair 2020.

Loucos por tons pastel
No ano em que completa 45 anos, a Redoma lançou sua coleção de marca própria na feira. A linha Candy levou a delicadeza das cores e a positividade das frases para deixar o dia a dia dos consumidores com boas vibrações. Nessa linha, a marca apresentou um kit com três cadernetas flexíveis, com os miolos pontilhado, pautado e sem pauta. Além disso, os planners dos sonhos e da gratidão e os bullet journals com frases positivas também são as apostas da empresa. Outra coleção que promete fazer sucesso é a linha Pet, que conta com cachorrinho, gatinha e guaxinim em suas estampas. “Esse ano o objetivo foi desenvolver uma coleção que pudesse atingir vários públicos, ampliar nossa paleta de cores, apostar nas tendências e oferecer produtos que gerem oportunidades de venda aos nossos lojistas em qualquer época do ano”, detalha Kaliza Godoy, gerente de produto da marca.

Muito lettering
As coleções Fiore e Pássaros foram os grandes sucessos da Fina Ideia, com a proposta de estampas mais adultas. Além disso, a coleção “Siga seus Sonhos”, assinada pelo @letrasdolucas, que criou o lettering presente nas capas, foi destaque na feira. Agora, a linha conta também com caderno argolado, planners (diário, semanal e mensal) e bloco para planejamento de estudos. Ainda na onda do lettering, a marca lançou dez cartões que também possuem mensagens na parte interna. “A ABCasa Fair foi uma grande oportunidade para abertura de novos pontos de venda. Enxergamos uma grande perspectiva de vendas e inovações, uma vez que o mercado de papelaria está em uma crescente. O próximo passo será a exportação para América Latina e Portugal, onde já existe bastante demanda”, anuncia Milu Spivack, responsável pelo marketing da empresa.

Estampas e mais estampas
A Mood Br levou para a ABCasa Fair quatro novas coleções, uma delas conta com o tema de Maçãs Encantadas, disponíveis em tons pastel rosa e azul e delicados pássaros que prometem encantar o público feminino de todas as idades. A linha Inspire aposta em uma estampa mediterrânea e floral, enquanto a coleção Patins evidencia uma leitura retrô com patins de rodas, composto também por arco-íris em um fundo azul. Por último, a estampa de astronauta levou uma proposta moderna para a feira desse ano. O sócio-diretor da empresa, Mario Antonio Parravicini, evidencia a concentração de novidades e diversidade de produtos e fornecedores na ABCasa Fair. “Isso sem falar nas palestras, workshops, sorteios e todo o suporte que a feira dá para os lojistas fazerem seus negócios crescerem”, avalia.

Gifts + Influenciadores + Licenciamentos
Além do stand recheado de lançamentos, a Kathavento promoveu ações de marketing para incentivar os pedidos dos lojistas, preparou painéis instagramáveis para proporcionar interação e fez parcerias com influenciadores. Em parceria com a Hasbro, a empresa lançou uma coleção de produtos com o licenciamento de Transformers e My Little Pony, que tiveram grande repercussão no evento: “A criatividade e diversidade são pontos-chave para o lançamento das duas licenças. Nossa grande aposta para esse ano é expandir ainda mais os segmentos geek e infantil”, conta Yasmim Vital, assessora da marca. A coleção My Little Pony conta com sete produtos, entre eles a almofada com LED e a caneca plástica com capacidade para 400 ml, ideal para servir água, sucos e shakes. Já no universo alienígena, a linha Transformers trouxe entre os lançamentos um porta-lápis, ideal para decorar e organizar a mesa de estudos, sala ou escritório. Além disso, o aparador de livros, que é ideal para organização e promete muito estilo na hora de guardar livros, DVD’s e jogos.

Planejamento é a proposta
O My Little Planner foi um dos lançamentos da Evertop na feira. O item é um planejador permanente, que pode ser usado em qualquer época do ano e tem a proposta de ser compacto para caber em qualquer lugar. O kit tie dye da marca é composto por quatro bullet journals em estampas diferentes, mas o grande diferencial é o miolo preto, ideal para escrever com canetas neon. “Essa última feira foi muito boa para conhecer novos clientes, tivemos um alto índice de negócios e a esperança é que a carteira de clientes cresça e gere recorrência o ano todo”, avalia Daniel Paciornik, diretor da Evertop.

Novas opções para planejar e anotar
A Cartões Gigantes lançou cinco novas linhas de produtos e estampas autorais. Os blocos listas, wall planner e mini notes receberam aplicação das novas artes e compõem um mix de produtos variados. Apostou-se também na repaginação de produtos que foram campeões de venda, como os pocket planners e álbuns, que agora apresentam hot stamping na capa e possuem um conteúdo diferente. Outro destaque foi o investimento em uma linha voltada para o público infantil, que conta com ilustrações de animais muito divertidos. O wall planner infantil tem uma proposta educativa e estimula a criança a organizar a sua rotina e a cumprir tarefas diárias. “A ABCasa Fair desse ano permitiu que reforçássemos os laços com nossos clientes, além de ser uma ótima oportunidade para obtermos feedbacks sobre os nossos produtos e atendimento!”, destaca Cristina Bered, diretora de arte.

Campeões de venda repaginados
A Zenir Disarz contou com lançamentos em itens temáticos como dia das mães e dia dos namorados. Além disso, também apostou em novos produtos religiosos, na linha masculina de presentes e na repaginação dos tradicionais campeões de venda. Segundo a marca, as mensagens estampadas nos presentes e cartões encantaram os clientes. Segunda a própria Zenir Disarz, fundadora da empresa, foram abertas várias oportunidades com novos lojistas durante a ABCasa Fair. “Em agosto, apresentaremos as novidades de Natal e temos metas bastante otimistas de aumentar entre 10 a 20% do faturamento da última edição”, informou Zenir.

Papelaria diferenciada
A aposta da Me Encanta que te Encante para a temporada é o caderno duplo, criado para os apaixonados por papelaria diferenciada. Com dois blocos, um pautado e outro liso, o item tem sua capa em papel e fecho em elástico, ideal para carregar na bolsa, mochila e fazer bullet jornal. Outro lançamento é o estojo 100 pens, com fechamento em zíper, ele promete organizar toda coleção de canetas. O item é sucesso em vendas e conta com uma divisória e três conjuntos de elásticos separadores. Para a empresa, o estreitamento de relação com os influenciadores foi um dos pontos altos da feira desse ano e há projeção de crescimento no segmento. Segundo a empresa, “Comprar um estojo ou um caderno não será mais algo feito apenas em uma determinada época do ano, a papelaria é um dos setores que mais cresce e com isso a nossa marca está trabalhando para cada vez mais para ampliar a sua linha de produtos e levar até o nosso consumidor um design próprio e encantador, repleto de cores e ilustrações únicas que transformam um produto em algo repleto de significado e personalidade”.

Para se organizar
O stand da Uatt? contou com espaços personalizados que ambientavam cada conjunto de coleções. Além disso, apostaram nos espaços instagramáveis, o que proporcionou aos visitantes muitas fotos e interação. Outro destaque levado nessa feira foram as soluções de sell out. Isso mostrou ao lojista um grande valor agregado à marca, que traz não só produtos, mas o ensina a vendê-los em sua loja. Entre os lançamentos, a marca apostou em organização e apresentou planners de mesa e de parede em estampas clean e geek, além do organizador magnético disponível na linha Florescer. A necessaire da coleção Miau promete reunir todos os seus itens em um só lugar. O diferencial é que o zíper garante que tudo fique vedado, ou seja, mesmo que o consumidor guarde um item líquido, não há risco de vazar. “A ABCasa Fair é uma feira muito importante para consagrar a Uatt? como uma empresa no segmento de presentes criativos”, declara Rafael Biasotto, CEO da marca.

Pintura divertida
O AquaBook da editora Culturama foi um sucesso na ABCasa Fair. O item está disponível nas animações de Frozen 2 e Baby Shark e pode ser pintado quantas vezes se desejar, para colorir basta encher o pincel de água.O livro é feito em papel cartonado, com espiral, em tamanho 14 x 24cm e contém dez páginas com quatro desenhos divertidos. O livro fazendo arte com massinhas também marcou os lançamentos da Culturama. “Nos mantemos otimistas para a nova temporada, pois estamos com várias novidades agendadas ao longo do ano”, avalia Rafaela dos Reis, do marketing da empresa.