Cada vez mais as empresas usam memes, tornando o seu uso nas redes sociais comum.
O “meme” é uma imagem, vídeo ou texto num tom de humor, difundido rapidamente pelos usuários do meio digital. Divulgado de forma viral, eles podem trazer novos clientes, além de fortalecer a relação com eles. Organizações como Netflix, Nestlé e Nubank usam esse artifício para se aproximar e criar identidade com seus seguidores.

“ O meme gera mais engajamento nos perfis das empresas nas redes sociais. O engajamento com uma piada pode ser muito grande, enquanto os posts sobre os serviços que você oferece, não”, afirma Tatiana Fanti, fundadora da Escola de Empreendedorismo e Comunicação Para Mulheres Prima Donna. Para a empresária, o meme compartilhado em rede ajuda a alcançar mais pessoas, tornando o conteúdo viral.
Tomar cuidado com o humor compartilhado quando pode apresentar questões polêmica é importante. O exemplo notório mais recente foi o tapa do ator Will Smith no apresentador Chris Rock durante a premiação do Oscar deste ano.
A cena inusitada ganhou as redes sociais com vários memes do episódio para variados temas. Muitas empresas usaram isso como humor, não se importando com os envolvidos. Um problema sério como a agressão tornou-se piada nos meios digitais.
Qual o limite?
Mesmo como uma alternativa no marketing, o humor não pode estar nas situações delicadas ou de apelo emocional. Para Tatiana Fanti, as publicações alinhadas aos valores das empresas trazem “menos problemas”
“Se você for analisar, ao fazer uma brincadeira com a imagem de um tapa você está concordando com aquela situação. Se sua empresa é contra a violência, não pode se realizar esse tipo de postagem.”