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TikTok como estratégia de marketing

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90% dos usuários do TikTok visitam a rede social mais de uma vez por dia

TikTok, a plataforma de compartilhamento de vídeos de 15 segundos os quais acompanham qualquer trilha sonora – desde músicas até diálogos clássicos de filmes e memes da internet -, se tornou o aplicativo mais baixado do mundo em 2019, segundo a revista Empresas&Negócios. O sucesso da rede social chamou a atenção de algumas papelarias que decidiram entrar na brincadeira e ter uma abordagem mais informal com seus consumidores. Segundo o site Tecnoblog, 60% dos usuários ativos têm entre 16 e 24 anos. Em pesquisa o jornal El País, identificou que 90% dos usuários do TikTok visitam a rede social mais de uma vez por dia, durante 52 minutos. A publicação calculou que, em média, um bilhão de videos são vistos a cada 24 horas.

“Acho que vale muito a pena! Estar presente de forma intencional e estratégica no TikTok pode ser um grande diferencial para a empresa, além de fortalecer o branding, ou seja, fazer com que sua marca seja cada vez mais vista e lembrada pelas pessoas”, diz Luisa Ribeiro, co-fundadora da agência de marketing digital, Modofozza.

Para aquelas marcas que conhecem bem seus públicos e pensam sempre em novas estratégias de relacionamento, o aplicativo é a inovação do momento. Luisa Ribeiro diz que não existe um perfil especial de papelaria que é ideal para a ferramenta e o número de seguidores não são tão importantes como no Instagram. “Acredito que qualquer tipo de empresa possa usar a rede social à seu favor. Tudo depende da criatividade, mas é possível produzir ótimos conteúdos com itens escolares, planners e agendas. Além disso, a ferramenta tem um algoritmo bem diferente do Instagram, então, é possível ter vídeos com bastante visualização mesmo tendo poucos seguidores”, comenta. 

Ferramentas do TikTok

Assim como nas outras redes sociais, o TikTok apresenta diversas maneiras de interações entre os integrantes da plataforma. Essas, servem como estratégias para as marcas que apostam nos vídeos os quais tocam em looping por 60 segundos. Afinal, são formas visuais e rápidas que proporcionam um engajamento maior para as marcas.  Desta maneira, a venda e comunicação se tornam uma oportunidade de descontração com seus clientes. 

Veja só como pode criar conteúdo na rede social: 

  • Dublagens 

Os vídeos feitos no TikTok podem acompanhar qualquer tipo de áudio. Assim, as dublagens de diálogos e músicas incentivam a criatividade das papelarias. Os mais diferentes, conseguem atingir mais pessoas. 

  • Hashtags

Assim como nas outras redes, as Hashtags também são importantes no TikTok. Elas conseguem trazer visibilidade para o perfil e para o vídeo.

  • Catálogo de músicas

Ao gravar um vídeo, o usuário pode ter acesso a listas de músicas que são separadas entre internacionais, nacionais, gêneros musicais, lançamentos, mais populares, entre outros. Além disso, o TikTok permite que os perfis façam uploads do celular, edições de áudios diretamente na plataforma, uniões do som ambiente com uma música e diversas outras funções. 

  • Edição de vídeo

Além das músicas, existe também a possibilidade de editar os vídeos, adicionar emojis, adesivos, efeitos especiais, filtros e outros.

  • Mensagens

No aplicativo, os usuários podem mandar mensagens uns para os outros, assim como no Instagram e Facebook. 

Que tipo de conteúdo postar? 

Existem milhares de áudios e músicas disponíveis no aplicativo. Para ser criativo, então, segundo a profissional da agência Modofozza, é preciso acompanhar as tendências e usar seus produtos como materiais principais dos vídeos. “O ideal é gravar usando os materiais que são vendidos e não vender diretamente. É marketing de conteúdo puro! A sua intenção ali não vai ser vender algo, mas produzir um conteúdo atrativo e fortalecer sua marca. Um exemplo: se a papelaria em questão tem produtos de pintura, como tintas e telas, seria muito bom produzir vídeos de processos de pinturas e desenhos sendo criados, utilizando os materiais vendidos na loja”, explica. 

Postar todos os dias? 

Algumas pessoas prometem que o engajamento no Instagram funciona melhor em horários específicos. Porém, o professor de marketing digital João Vitor Rodrigues, desmente os boatos e diz que cada marca e papelaria funciona de acordo com o comportamento de seu público. Além disso, a publicitária Luisa Ribeiro diz que a plataforma possui métricas diferentes das outras redes sociais. “O TikTok é bem diferente do Instagram em relação a algoritmo, ou seja, horários, quantidade de posts para ter um bom engajamento têm uma dinâmica própria. Mas no geral, o que eu observo é que a noite é um horário em que as pessoas estão mais ativas. Não precisa postar todo dia, mas umas três vezes por semana, acredito que funcione bem”, relata. 

Influenciadores e o TikTok

Os influenciadores digitais também estão presentes no TikTok. Assim, para ganhar visibilidade, a aposta nesses produtores de conteúdos, que são adequados para o público da marca em questão, é uma possibilidade para os usuários iniciantes. “Se uma papelaria trabalha com matérias de pintura, seria interessante escolher um influenciador, ilustrador ou alguém que trabalhe com pinturas no geral e tenha um bom reconhecimento nas redes sociais”, compartilha Ribeiro. 

Além disso, a plataforma também oferece desafios diários que pode fornecer ganho de dinheiro para as empresas. Porém, segundo a profissional, o valor só é significativo se a marca produzir em grandes quantidades. “Acho que a forma de lucrar mais efetiva no aplicativo é contratando ou fazendo parceria com influenciadores”, conta. 

Papelarias no TikTok

Papelarias como a Ipanema Papéis, Teixeira Papelaria, Vila de Papel, Papelaria Criativa e Papelaria Tempo estão na plataforma e já conseguiram atingir, juntas, mais de 700 mil likes nos vídeos. Entre os vídeos publicados, quase todos mostram os produtos da loja de uma forma divertida ou com algum áudio de música e diálogo engraçados que chamam a atenção dos usuários da plataforma que chegam nesses conteúdos de forma aleatória. Afinal, a Inteligência Artificial do TikTok compartilha de forma estratégica os vídeos. Assim, as marcas conseguem alcançar mais pessoas e relacionar os produtos escolares ou de informática com o nome de sua papelaria. 

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