CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Colunistas

TikTok, faça agora!

Compartilhe

O TikTok é a rede social que mais cresce no Brasil e no mundo. Atualmente, são mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta, sendo oito milhões só aqui no Brasil.  O crescimento do aplicativo, criado na China, tem incomodado os Estados Unidos, que já exigiram que o uso do app seja feito por uma empresa americana,e essa provavelmente será a Microsoft. Acredito que até o fim do ano o investimento dessa empresa no TikTok cresça e faça com que ele tenha ainda mais destaque no mundo. 

A proposta do TikTok é bem diferente das outras redes sociais, primeiro porque são apenas vídeos, não tem foto. Esses vídeos têm o tempo máximo de 60 segundos e podem ser feitos diretamente pelo aplicativo, que possui diversas funções, como efeitos e músicas que você já pode usar direto e com muita facilidade.

Outra diferença bem marcante é que o TikTok passa um ar mais engraçado nos vídeos, bem diferente dosStoriesdo seu principal concorrente, o Instagram. Falando nele, em julho, essa rede social lançou o Reels, uma tentativa de ter uma função bem próxima do TikTok, mas não agradou nem um pouco os usuários. Essa tendência de vídeos com um ar mais de comédia faz com que eles viralizem mais rápido e ganhem mais compartilhamentos, principalmente por meio do WhatsApp.

Émuito importante criar rapidamente a sua conta para aproveitar enquanto essa rede social é relativamente nova e está em total crescimento, por vários motivos:

 Garantir o seu domínio (nome) igual ao usado em outras redes sociais, como Facebook e Instagram. Por exemplo, a Tilibra ainda não tem conta no TikTok, se alguém criar um perfil com o nome dela, a marca terá que fazer o que fez no Instagram, introduzir a palavra oficial, “@tilibra_oficial”.

 Ser um dos primeiros do seu segmento a ter um perfil e usar isso para se destacar inclusive nas outras redes sociais. Você pode criar um vídeo no TikTok e repostar nos stories do Instagram, assim os seus seguidores que já têm TikTok poderão te seguir também na nova rede social.

 Aumentar a possibilidade de outras pessoas visualizarem seus vídeos. O TikTok tem uma ferramenta chamada For You(FY) ou “Para Você”, em português, a qual possibilita que osvídeos bem gravados e com  boa aceitação nas primeiras horas sejam mostrados também para pessoas que não seguem a sua conta. Tenho um exemplo disso, minha empresa, @ipanemapapeis, tem 50 mil seguidores no TikTok, começamos em agosto de 2019 com o total de 34 vídeos. Dois deles têm mais de 1,4 milhões de visualizações. Nunca em nenhuma outra rede social você consegue ter uma visibilidade dessa maneira.

Não perca tempo, crie agora um perfil com o nome da sua papelaria no TikTok. Comece com vídeos mostrando os bastidores da sua loja. Identifique um colaborador que goste de fazer esse tipo de vídeo e seja engraçado e o convide para ser o “garoto propaganda”, assim você reforçará a sua marca em mais uma rede social e ganhará  visibilidade e credibilidade com seus seguidores. 

Não perca tempo, crie agora um perfil com o nome da sua papelaria no TikTok. Comece com vídeos mostrando os bastidores da sua loja.

Romulo Pais,
Economista, pós-graduado em marketing e diretor comercial da Papelaria Ipanema Papéis