CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Artes e artesanato

Um novo mundo para o artesanato

Compartilhe

A feira de técnicas e negócios de artesanato, Rio Artes Manuais, propõe um grande encontro de marcas e empreendedores para aprender sobre a comercialização digital

A 14ª edição da Rio Artes Manuais, considerada o maior evento de capacitação e negócios do setor de artesanato do Rio de Janeiro, produzido pela Caçula, acontecerá nos dias 18 a 22 de março no Centro de Convenções SulAmérica, das 10h às 19h. É estimada a venda de 20 mil ingressos. Com o tema “Conexões”, cerca de 50 expositores esperam conseguir conectar suas marcas aos profissionais que buscarão as centenas de oficinas grátis que apresentarão mais 250 técnicas de artesanato. A expectativa é movimentar mais de um milhão de reais no segmento. A entrada da feira está disponível para venda online e custa a partir de R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 20,00 (inteira).

Segundo o organizador do evento e diretor de marketing da Caçula, Roberto Santos, 2020 é considerado o ano do artesanato no digital. Por isso, o tema desta edição do evento que pretende motivar os artesãos a comercializar e expor seus produtos em todas as plataformas digitais, como a Elo7. A plataforma é referência em marketplace para produtos criativos e autorais on-line e realizará duas palestras por dia em todas os dias da feira, para ensinar aos artesãos como fazer essa transição para o mundo digital e dar dicas sobre venda on-line. “É muito importante valorizarmos e capacitarmos pequenos empreendedores que fazem trabalhos manuais para que tenham mais visibilidade e sustentabilidade em seu negócio”, disse Carlos Curioni, CEO da Elo7.

“Existe uma grande adesão de pessoas que buscam artesanato principalmente com o propósito de geração de renda. Todos os anos, nós entamos levar possibilidades de qualificação e profissionalização do segmento. Este é o nosso maior objetivo: tornar o artesanato um grande negócio”, afirma Roberto Santos.

As principais empresas do setor, como Acrilex, Círculo, Condor, Feltros Santa Fé, entre outras, estarão presentes em seus stands com oficinas gratuitas e consultoria sobre orientação profissional. Também está prevista na Rio Artes Manuais uma exposição de fantasias de tradicionais brasileiras: Carnaval (peças tradicionais dos desfiles na Marquês de Sapucaí), bate-bolas e Festas Juninas (com roupas de quadrilha).

“O tema do ano passado foi sobre o artesanato sustentável. Fizemos uma feira espetacular, ecológica e toda a decoração da casa foi feita com artesanatos recicláveis. Crescemos 18% do fluxo de pessoas na feira, com 25.680 participantes. Para este ano de 2020, a expectativa é de 30mil pessoas. Nesta edição, queremos que a Rio Arte Manuais passe de uma feira técnica para feira de negócios. Queremos que todos os setores e agentes da cadeia produtiva interajam com o público e levem novas oportunidades de negócios”, finaliza Santos.