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Sobre letras e papel

Por Mariane Oliveira
20/01/2022 11:00
VarejoPapelarias
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    A papelaria on-line Uma Tipo, de São Paulo, nasceu da paixão por lettering

    O traço, a arte e a papelaria sempre fizeram parte da vida da empreendedora Emilly Naranjo, de 24 anos. O que ela não imaginava é que o empreendimento no ramo também entraria para a sua história. À frente da Uma Tipo (@umatipo), papelaria on-line de São Paulo, Emilly conta que, em 2018, criou um perfil no Instagram para compartilhar seus trabalhos com lettering. E foi a partir daí que tudo mudou. Nesse período, ela estagiava no setor de publicidade de um escritório de arquitetura, mas queria alcançar novos objetivos. “Na época, o lettering estava super em alta e comecei a conhecer e seguir vários artistas com trabalhos incríveis. Eu queria muito esse tipo de rotina para mim, sabe?”, relembra. 

    Com a divulgação frequente nas redes sociais, as demandas foram surgindo. Quadrinhos, cartões comemorativos, adesivos e flâmulas estavam entre os produtos comercializados pela artista, que também participava de feiras e produzia pinturas de parede. Porém, segundo ela, tanto o atendimento quanto a produção das encomendas eram personalizados e tomavam muito o seu tempo. “Eu tentei ao máximo otimizar processos e criei o primeiro site da Uma Tipo, mas fui percebendo que eu já não produzia com o mesmo amor de antes. Então, juntando isso à minha paixão por papelaria, aos poucos, fui fazendo a transição”, comenta. 

    Na época, ela também tinha uma marca de cadernos artesanais, a Caleidoscópio, e queria escalar o negócio. Com o apoio de seus chefes, embarcou em uma nova aventura. “Eles super me apoiaram a dar as caras e focar somente nas minhas empresas. Então, pedi demissão e fui arriscar no empreendedorismo, somente com a cara e a coragem, pois planejamento financeiro eu não tinha (risos). A partir daí, tive meses muito bons, com bastante venda. Outros bem ruins, passando perrengues financeiros e, hoje, cá estamos”, recorda, em tom de brincadeira. 

    Desde 2019, Emilly optou por focar 100% na Uma Tipo e encerrou as atividades na Caleidoscópio. Atualmente, a papelaria não oferece mais nenhum item personalizado, mas todos os produtos são autorais. A marca, que vem crescendo no ambiente digital, atende a clientes de várias regiões do Brasil. O catálogo conta com cadernos, blocos de anotações e de planejamento, mousepads, planners, calendário de mesa, cartelas de adesivos, cartões decorativos, pôsteres, chaveiros e bottons. Os primeiro produtos oferecidos ao público foram três bloquinhos e seis modelos de cadernos. Porém, de acordo com a empreendedora, as vendas não foram um sucesso de imediato. “Foi a primeira coleção de papelaria da Uma Tipo. Eles duraram bastante tempo em estoque, mesmo tendo uma quantidade pequena. Mas fazer o que? Primeira coleção, né?”, brinca. 

    O bom humor presente nas repostas dessa entrevista é notável também nas redes sociais. Quem acompanha a rotina dos bastidores da empresa, através do Instagram, consegue perceber a satisfação e o carinho de Emilly com seu trabalho. Com alto astral, ela compartilha seu dia a dia, mostra os produtos e as novidades, produz lives e quadros divertidos, sempre conversando de forma muito natural e autêntica com a sua audiência. “Ter uma ferramenta como os stories, onde você pode estar todos os dias compartilhando vídeos da sua rotina, aproxima demais o público à marca. Quando chega uma nova cliente em nosso Instagram, por exemplo, só de ela ver que tem uma pessoa ali por trás, sempre interagindo e respondendo às possíveis dúvidas dela, e ver que tem um destaque lotado de feedbacks de cliente recebendo seus produtos, já gera a confiança de poder fazer sua primeira compra com tranquilidade”, avalia.

    Essa troca nas redes sociais gerou uma construção de relacionamento e identificação com suas clientes, pelas quais ela tem um grande carinho. “As Umatipers são sinônimo de perfeição e quem disser o contrário está mentindo! (risos) Brincadeiras à parte, elas são maravilhosas e temos uma relação ótima. Acho engraçado elas se preocupando comigo e mandando eu ir descansar, quando já são 23h e eu ainda estou gravando stories. Posso dizer que muitas delas já se tornaram amigas e mal vejo a hora de tudo se normalizar para podermos marcar um encontro. Já pensou que incrível que seria?”, considera.

    Os desafios do empreendedorismo

    Além de proprietária da Uma Tipo, Emilly acumula as seguintes funções na empresa: fotógrafa, social media, gerente administrativo, designer, diretora criativa, gerente financeiro e empacotadora. Assim como muitos empreendedores no Brasil, ela toca o negócio praticamente sozinha. Atualmente, conta apenas com um colaborador para gerenciar o tráfego das redes sociais e com o apoio de seu namorado. Sabemos que abrir seu próprio negócio envolve diversos aspectos e, muitas vezes, exige uma grande força de vontade. Ao questioná-la sobre os principais desafios dessa rotina, a reposta veio repleta de bom humor, mas também de realidade. “Jesus, tem tanta coisa, que se eu for listar tudo, eu choro. (risos) Acho que no empreendedorismo, em geral, a falta de incentivo do nosso país aliada às burocracias existentes já são coisas que dificultam estar dentro da lei. Agora, na vida de empreendedora, o excesso de trabalho é um grande desafio, principalmente no início, quando é só a gente pra fazer tudo na empresa, né? Cuidar das redes sociais, criar um site, fazer foto de produto, embalar os pedidos, buscar fornecedores etc”, ressalta. 

    Emilly alega que, por passar muito tempo trabalhando, produzindo novas mercadorias, fazendo atendimento, além de todos os outros processos que uma empresa exige, sua rotina acaba sendo um pouco solitária. “Muitas vezes, trabalhamos de casa, sem muito contato com o mundo lá fora e quem dirá com os amigos. A gente dificilmente tem tempo e dinheiro para, por exemplo, marcar uma viagem com os amigos em um feriado, ir para rolês de fim de semana, já que o nosso foco agora é outro.”, explica. Porém, por outro lado, o empreendedorismo também constrói relações, marcadas por empatia. “Nesse meio, a gente faz várias amizades on-line com outras empreendedoras que te entendem. Quem nunca fez uma chamada com uma amiga empreendedora, enquanto embalavam pedidos, para poder papear?”, questiona.

    A origem do nome

    No ramo artístico, de acordo com Emilly, os profissionais elaboram uma identidade com estilos e traços. Essas características fazem com que as pessoas reconheçam suas obras. No segmento de lettering, segundo ela, não é diferente, pois cada artista cria seu estilo, incluindo letras, cores e elementos que serão utilizados no trabalho. “O lettering está na mesma família que a tipografia e a caligrafia. Então, é como se cada artista desenvolvesse sua própria tipografia, Uma Tipografia única. Uma Tipo é igual a Uma Tipografia, a minha tipografia”, esclarece. E mesmo que a marca hoje não seja especializada em letterings, a empresária conta que a tipografia ainda está presente em todos os produtos da loja. “Isso faz com que nossos produtos sejam reconhecidos tão facilmente, antes mesmo de saberem que são nossos”, considera.

    Relacionamento é uma das principais conquistas da marca

    A relação da Uma Tipo com as Umatipers é de parceria e amizade. Para Emilly, essa construção é um fator mais que especial. “Recebo tanto amor e carinho delas, tantos feedbacks incríveis e mensagens lindas, em que dizem que eu tenho uma interação tão legal, que elas se sentem como se fossem minhas amigas. Isso, para mim, é demais!”, exalta. Outro ponto de destaque para a proprietária é saber que, de alguma forma, a papelaria contribui com a mudança na rotina de suas clientes. “Fico sempre imensamente feliz quando elas vêm dar feedbacks como: ‘não vivo mais sem o meu planner’ ou ‘agora com o bloco mensal, eu consigo organizar muito melhor meus compromissos’”, exemplifica. De acordo com ela, algumas empreendedoras se inspiram em seu trabalho e isso é gratificante. “Para mim é meio surreal ainda, mas fico de coração quentinho em saber que outra mulher empreendedora admira e tem a Uma Tipo como referência”, enaltece.

    Para 2022, a expectativa é ampliar a cartela de produtos e oferecer uma experiência cada vez melhor para as clientes, através do unboxing. Emilly espera também aprimorar a relação nas redes sociais, para que fique ainda mais leve e divertida. Objetivo esse que já foi iniciado em 2021, com a ação “Não diga alô, diga hello umatiper”, que a empreendedora promoveu em novembro, através de uma live no Instagram. “Fizemos um sorteio entre todas as clientes que realizaram compras no dia do lançamento de nossos produtos e as sorteadas receberam uma ligação surpresa. Quem me atendesse falando ‘Hello Umatiper’, ganharia um produto a mais no seu pedido. Foi superlegal e rendeu boas gargalhadas, pois tiveram Umatipers que não atenderam, outras que atenderam falando ‘alô’ e perderam o prêmio, outras que perderam a ligação, pois estavam dando comida para o filho. Enfim, elas amaram e, com certeza, vai se tornar um quadro oficial em nosso perfil. Estou muito animada pelo ano que virá”, relata. Hoje, a Uma Tipo é a paixão da empresária que, a partir da empresa, conseguiu morar sozinha, trabalhar com o que ama e conhecer pessoas incríveis. “É até difícil falar, pois ela é o meu xodó e tudo para mim. Ela me possibilita também que nenhum dia de trabalho seja igual ao outro”, finaliza.

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