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Estratégia Mundo Digital

WhatsApp, tenha cautela com essa ferramenta

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Artigo de Romulo Pais, diretor comercial da Papelaria Ipanema Papéis @ipanemapapeis

O WhatsApp, aplicativo que antes era usado apenas como forma de contato entre amigos e familiares, hoje está salvando muitas empresas da falência. Quem imaginaria que isso poderia acontecer? No entanto, temos de ser cautelosos na hora de usar essa ferramenta para os negócios. A primeira tarefa necessária é ter um chip ou um aparelho empresarial separado do seu aparelho ou chip pessoal. O cliente não quer entrar em contato com a loja e ver a foto de uma pessoa, do ca- chorro ou de qualquer outra coisa que não seja a logomarca da sua empresa.

Quem está com dificuldades para comprar um aparelho, ou não tem um celular com capa- cidade para dois chips, não precisa ficar deses- perado. Basta comprar um chip novo e substituir pelo seu pessoal no aparelho. Assim você cria um WhatsApp Business para esse chip e pode utilizá-lo no período comercial. Ao acabar o expediente, basta trocar pelo seu chip pessoal.

Se você já tem um aparelho na sua loja e o utiliza para se comunicar com seus clientes, ótimo! Basta baixar nesse aparelho o aplicativo WhatsApp Business e fazer o processo de mi- gração da conta pessoal para a comercial.

O WhatsApp Business apresenta muitas vantagens em relação à conta pessoal, como, por exemplo, a possibilidade de criar catálogos.

Você pode ter catálogos com diversos temas, como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Na- morados, Natal,material escolar, entre outros. Eles ficam visíveis para todos que salvarem seu número. Por isso, é muito importante fazer um atendimento excepcional para que seus clientes sintam essa necessidade de ter você na agenda. Outra vantagem é a criação de listas de trans- missão, que são parecidas com os grupos, mas a diferença principal é que ninguém sabe nem que está nesta lista nem quem faz parte dela.

Na prática, funciona assim: antes de incluir o cliente em qualquer lista, entre em contato perguntando se ele gostaria de receber infor- mações sobre promoções (sempre comece com promoção, porque todos adoram), lança- mentos, produtos para desenho, material para lettering, entre outros. Se ele aceitar algum ou alguns desses tópicos, você o adicionará a essa lista. Com isso, seu trabalho será mais fácil na hora do envio, já que com apenas um clique sua informação será encaminhada para todos os participantes dessa lista de maneira indi- vidual, passando a impressão de que foi uma mensagem exclusiva para ele.

O uso de respostas automáticas também é importante para passar a informação inicial, como por exemplo, o horário de funciona- mento. Como nesse momento de pandemia a maioria das lojas está funcionando com horário reduzido, é importante que o cliente não tenha a impressão de que foi ignorado ao enviar uma mensagem fora do novo horário de funcionamento.

Por último, mas não menos importante, temos a possibilidade de vincular o WhatsApp Business a sua página no Facebook. Assim, toda vez que você quiser impulsionar uma publica- ção, aparecerá o botão de clicar direto no seu WhatsApp. Isso facilita muito para o cliente, bem diferente de aparecer o número e ele ter que copiar no papel para depois salvar na agen- da e dessa forma entrar em contato com você.

Tenho lido em algumas redes sociais sobre o descontentamento do cliente em relação à forma como muitas lojas estão se relacionando por meio de mensagens. Tenha muito cuida- do com isso. Ao escolher a pessoa que ficará responsável por essa função, tenha a certeza de que não serão utilizadas gírias ou ocorrerão erros ortográficos e excesso de intimidade.

Lembre-se sempre de que a pessoa que está do outro lado é seu cliente, não seu amigo.