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Whatsapp: como usar a ferramenta na sua papelaria

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Especialista lista dicas para quem quer investir e os erros mais comuns. Papelaria Modelo Prime explica como conquistou ótimos resultados com o aplicativo

Não ter o WhatsApp no celular hoje em dia é uma raridade. Somente no Brasil, o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones, chegando a 120 milhões de usuários ativos. Mas, muito mais do que uma rede social para conversas, compartilhamento de fotos, vídeos, documentos e ligações por áudio e/ou vídeo, atualmente a plataforma se tornou um meio para estreitar o relacionamento com os clientes e facilitar as vendas para muitas empresas. 

Oriel Pereira, proprietário da papelaria Modelo Prime,em Rio Branco, no Acre, explica que já trabalha com WhatsApp há quatro anos. “Usamos o aplicativo como forma de termos um relacionamento mais próximo com os nossos clientes, apresentando lançamentos, novidades em produtos, além de ser um canal também de sugestões”, afirma. 

“Hoje o WhatsApp representa 15% das nossas vendas frente a outras modalidades , como nossa loja física e nosso e-commerce. Um episódio muito interessante que tivemos com a ferramenta foi um cliente que tinha comprado um produto em outra empresa e, após a qualidade do nosso atendimento no whatsapp, preferiu cancelar a outra compra e fechou conosco”, conta Pereira. 

Para Paulo Martins, mestre em comunicação social pela  Universidade Estácio, de  Brasília, já estamos no fenômeno do WhatsApp há alguns anos, porém ele tem crescido muito nessa perspectiva mais comercial. “O Facebook criou a versão WhatsApp Business para favorecer esse tipo de relacionamento entre o cliente e o seu mercado. Uma outra facilidade é o  WhatsApp Web, com o gerenciamento muito mais fácil e prático do que no aparelho smartphone”, pontua.

Apesar de ser um mecanismo para alavancar as vendas, o aplicativo pode se tornar um tiro no pé quando acontecem alguns erros por parte das empresas. “Insistir em mandar mensagem para quem não quer receber, enviar muitas mensagens, erros de português, ignorar feedbacks e  não atender ao cliente de forma ágil são situações corriqueiras”, sinaliza Martins. 

O cliente mandou mensagem, a minha papelaria deve responder na hora?

O próprio WhatsApp business traz a possibilidade de um atendimento específico com horário determinado. “Se vamos para o WhatsApp esperamos que os retornos sejam instantâneos. Por mais que não possa acontecer de forma tão imediata, a papelaria deve procurar responder o mais rápido possível. O mais importante é sempre ter alguém disponível para isso naquele horário combinado, senão os clientes se sentem desvalorizados”, diz o mestre em comunicação social.

3 estratégias importantes na hora de investir no Whatsapp, segundo Paulo Martins:

1 – Planejar 

Se a papelaria quiser se inserir na plataforma, o mais importante é não entrar de qualquer forma ou de forma amadora só porque a sua concorrência está lá. Você precisa se planejar, se organizar, se reconhecer, ver as suas possibilidades e potencialidades para entrar nesse mercado. Isso só acontece você conhecendo bem seu público e sabendo se ele tem interesse em se relacionar com a sua marca dentro desse espaço.

2 – Criar listas de transmissão

Diferente de grupos de mensagem por SMS, nos quais  você fala de forma coletiva, na lista de transmissão você fala diretamente com o seu público de forma personalizada. Lembrando: para que a lista de transmissão aconteça, seu cliente precisa adicionar o seu número no celular dele. Além de ser um canal de distribuição de informação, propaganda, é importante que haja a produção de um conteúdo persuasivo e bem construído, de modo aque o seu cliente possa se aprofundar no conteúdo  em um outro espaço maior, seja através de um áudio, de um vídeo ou de um link nas suas redes sociais. Não deixe de segmentar bem a sua lista, isso é fundamental,por exemplo,ofereça produtos infantis para clientes que sejam pais, e assim seja mais assertivo. 

3 – Explorar o status

A função status da plataforma ganhou grande repercussão, e quando pensamos em vendas, ter mais um espaço para divulgação de produtos não pode ser ignorado. A comunicação nesse espaço precisa ser mais direta e objetiva, já que as pessoas não se interessam quando aparecem muitas informações. Trabalhar ideias do cotidiano é  ótimo, pois essas acionam os gatilhos de necessidade do seu cliente, portanto, invista em algo interessante que responda a uma necessidade dele. Por isso, fique atento a datas comemorativas, atualidades e dê dicas para que as pessoas absorvam o seu conteúdo. Uma a duas postagens por dia é o ideal, e é interessante trabalhar também com a convergência dos espaços digitais, com o link do seu site, por exemplo, onde ele terá mais profundidade no conteúdo e nos produtos que você tem a oferecer.

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